Os dados vislumbram boas possibilidades de sucesso para quem empreender nesta área.
O Globo relata que o mercado de seguros é um dos mais promissores do  país. Somente 19% da população brasileira conta, por exemplo, com a  proteção de um seguro de vida, segundo estudo da Universidade de Oxford,  que envolveu 11 países. O levantamento aferiu também que 56% dos  brasileiros que ainda não têm este tipo de seguro pretendem adquirir o  benefício. Somados todos os segmentos que compõem o setor (seguros  gerais, previdência privada, saúde suplementar e capitalização), a  receita no acumulado de 2017 atingiu R$ 428,9 bilhões, com expansão de  6,3% sobre o ano anterior.
Os dados demonstram não só a resiliência do setor, que vem crescendo  mesmo em meio à crise econômica, mas também vislumbram boas  possibilidades de sucesso para quem empreender nesta área. No universo  de franchising, o mercado de seguros também faz parte de estatísticas  positivas. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor  de Serviços e Outros Negócios (no qual se inclui o seguro) apresentou a  terceira maior variação em faturamento (9,2%), no ano passado.
Depois de acumular expertise atuando numa grande rede de franquia  multinacional, Alessandro Lequerica Saúde e Bernard Biolchini apostaram  no nicho de seguros há 15 anos. Em 2003, eles abriram a Pentagonal,  grupo que reúne negócios também de dois outros segmentos. A empresa  comercializa todos os tipos de seguros oferecidos no mercado e tem  cadastro nas 25 maiores seguradoras do país. Depois de dez anos de  atuação, adoraram o modelo de franquias em 2013. Hoje são 27 unidades  franqueadas em todas as regiões, com destaque para Sudeste, Sul e  Nordeste.
Primeira franqueadora da área de seguros do estado do Rio de Janeiro, a  Pentagonal oferece quatro modelos de franquias, com investimentos  iniciais de R$ 12 mil (Partners, microfranquia) a R$ 100 mil (Executivo  II). Entre eles, há os modelos Home Office (R$ 50 mil) e Executivo I (R$  75 mil). Os contratos têm duração de 5 anos e o retorno do capital  investido é de 12 a 36 meses.
A empresa cobra royalties de 5% sobre o faturamento bruto, estimado  entre R$ 10 mil a R$ 23 mil no primeiro ano, de acordo com o modelo de  franquia. A expectativa, segundo Lequerica, é fechar 2019 com mais dez  unidades franqueadas. ‘Este é um bom nicho de investimento, pois garante  proteção para o consumidor que sofre com o aumento da violência e a  crise econômica’, afirmou.
Na capital mineira nasceu a Quisto Corretora de Seguros, em 2012,  adquirida pela holding Encontre sua Franquia, no segundo semestre deste  ano. A empresa oferece mais de 90 soluções na área de seguros para  pessoas físicas e jurídicas. Ideal para cidades com mais de 10 mil  habitantes, a Quisto tem 20 unidades franqueadas em Minas Gerais, São  Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e projeta chegar a 70 até o final  deste ano.
experiência do grupo em franchising, além do fato de o mercado de  seguros estar em alta, nos faz acreditar que alcançaremos essa meta. À  definição do quadro eleitoral reduziu com o receio dos investidores e já  estamos captando novos leds para a marca’, afirma Henrique Mol, diretor  da Quisto. Para 2019, os planos de expansão são audaciosos: alcançar  300 unidades em todo o país e faturar cerca de R$ 10 milhões.
São dois modelos de franchising: microfranquia em home office, que prevê  investimentos de R$ 11.990 (incluídos taxa de franquia e capital de  giro), com prazo de retorno de 6 a 18 meses, e faturamento bruto mensal  de R$ 7 mil. E a loja física, que exige desembolso inicial de R$ R$ 25,6  mil, incluindo taxas de franquia e de instalação, além do capital de  giro, com retomo de 12 a 18 meses. Neste modelo, o faturamento bruto  médio mensal é estimado em R$ 70 mil. O lucro líquido fica em tomo de  12% a 13%.