Olá pessoal! Existe um tema que gera  bastante dúvida e questionamentos na grande maioria dos nossos  leitores, estou falando do Simples Nacional, sua exclusão e agendamento  de opção 2019. Por isso hoje irei falar sobre ele.
As Microempresas (ME) e Empresas de  Pequeno Porte (EPP) devem ficar atentas para não serem excluídas de  ofício do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e  Contribuições devido pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte  (Simples Nacional) por motivo de inadimplência.
Entre 10 de setembro a 12 de setembro  deste ano, foram disponibilizados, no Domicílio Tributário Eletrônico do  Simples Nacional (DTE-SN), os Atos Declaratórios Executivos (ADE) que  notificaram os optantes pelo Simples Nacional pelos seus débitos  previdenciários e não previdenciários com a Secretaria da Receita  Federal do Brasil (RFB). como também a Procuradoria-Geral da Fazenda  Nacional (PGFN).
Foram notificados 716.948 devedores que respondem por dívidas que totalizam R$ 19,5 bilhões.
Simples Nacional: prazo de regularização
 
Importante ressaltar aqui que, a partir  da data de ciência do ADE de exclusão, o contribuinte terá um prazo de  30 dias para a regularização da totalidade dos débitos à vista, em  parcelas ou por compensação.
O teor do ADE de exclusão pode ser acessado pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Atendimento Virtual (e-CAC), no sítio da Receita Federal, mediante certificado digital ou código de acesso.
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O prazo para consultar o ADE é de 45 dias  a partir de sua disponibilização no DTE-SN e a ciência por esta  plataforma será considerada pessoal para todos os efeitos legais.
Como os débitos com exigibilidade  suspensa não motivam a exclusão do Simples Nacional, aqueles débitos  incluídos no Pert-SN não constarão dos ADE de exclusão.
É preciso comparecer na Receita Federal?
É preciso se atentar à pessoa jurídica que regularizar a totalidade dos  débitos dentro desse prazo, pois esta terá a sua exclusão do Simples  Nacional automaticamente tornada sem efeito, ou seja, o contribuinte  continuará no Simples Nacional não havendo necessidade de comparecer às  unidades da Receita Federal para adotar qualquer procedimento adicional.
Porém, para aqueles que não regularizarem  a totalidade de seus débitos no prazo de 30 dias contados da ciência,  serão excluídos do Simples Nacional com efeitos a partir do dia 1 de  Janeiro de 2019.
Solicitação de opção pelo Simples Nacional
Focando no agendamento, a solicitação de opção pelo Simples Nacional  somente pode ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil.  Uma vez deferida, produz efeitos a partir do primeiro dia do ano  calendário da opção.
Para empresas em início de atividade, o  prazo para solicitação de opção é de 30 dias contados do último  deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigíveis), desde  que não tenham decorridos 180 dias da inscrição do CNPJ.
Se deferida, a opção produz efeitos a  partir da data da abertura do CNPJ. Após esse prazo, a opção somente  será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte.
Como acompanhar o processo?
O contribuinte pode acompanhar o  andamento e o resultado final da solicitação na opção “Acompanhamento da  Formalização da Opção pelo Simples Nacional.”
O agendamento da opção pelo Simples  Nacional é a possibilidade do contribuinte manifestar o seu interesse em  optar pelo Simples Nacional para o ano subsequente, antecipando as  verificações de pendências impeditivas ao ingresso no Regime.
O agendamento estará disponível entre o  primeiro dia útil de novembro e o penúltimo dia útil de dezembro de cada  ano. No mesmo período, é permitido o cancelamento de agendamento de  opção já confirmado.
O agendamento não é permitido à opção de  empresas em início de atividade (que devem utilizar o serviço  Solicitação de Opção pelo Simples Nacional).
Posso fazer o cancelamento?
Durante o período da opção, é permitido o  cancelamento da solicitação da Opção pelo Simples Nacional, salvo se o  pedido já houver sido deferido. O cancelamento não é permitido para  empresas em início de atividade.
Como cancelar o agendamento?
Por meio do Portal do Simples Nacional,  menu “Simples-Serviços”,  clicar em “Opção”, selecionar “Cancelamento do  Agendamento da  Opção pelo Simples Nacional”, serviço disponível  durante o período do agendamento.
Após o período do agendamento, não é possível cancelá-lo (art. 7º, inciso V, alínea “b”, da Resolução CGSN nº 140, de 2018).
Além disso, é preciso se atentar que, a  opção pelo Simples Nacional  é irretratável para todo o ano-calendário,  podendo a optante solicitar  sua exclusão, por opção, com efeitos para o  ano-calendário subsequente.
E também que, na hipótese de a ME ou a  EPP excluir-se do Simples Nacional no mês de janeiro, em se tratando de  exclusão por opção, os efeitos dessa exclusão se darão nesse mesmo  ano-calendário.
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