Associadas à FenaSaúde promovem uma série de atividades destinadas à saúde e ao bem-estar dos beneficiários
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), por meio de  suas associadas, incentiva a promoção de atividades voltadas ao  bem-estar a à qualidade de vida de seus beneficiários. Para marcar o Dia  da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, celebrados dias 6 e 7 de  abril, a FenaSaúde apresenta algumas ações desenvolvidas pelas  operadoras de planos de saúde voltadas a práticas saudáveis.
“A prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir doenças  como diabetes, câncer e as cardiovasculares, além de proporcionar maior  bem-estar. As associadas da FenaSaúde buscam cada vez mais cuidar da  saúde dos beneficiários, estimulando a escolha por hábitos mais  saudáveis”, destaca João Alceu Amoro Lima, presidente da Federação. 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que vai trabalhar para  reduzir em 15% a inatividade física até 2030. Segundo dados da pesquisa  Vigitel Saúde Suplementar (2017), estudo produzido pela Agência Nacional  de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Ministério da Saúde, 45,8% dos  brasileiros com planos de saúde praticam atividade física insuficiente e  o excesso de peso atinge 53,7% dessa população.
Confira algumas das ações das associadas à FenaSaúde:
Gestão de saúde
Programa de gestão de saúde populacional para promover qualidade de  vida entre os beneficiários. Oferece um conjunto de iniciativas focadas  na gestão integrada da saúde com o objetivo promover hábitos de vida  mais saudáveis, prevenindo doenças e suas complicações, por meio de  conscientização, orientação e monitoramento dos pacientes. Cada iniciativa oferece  atendimento especializado para o perfil de saúde do segurado, como  idosos, gestantes, doentes crônicos, oncológicos, em pós alta  hospitalar, entre outros. Dentre as ações trabalhadas, planejamento  familiar, reeducação alimentar e combate ao tabagismo e à obesidade.
Atendimento multidisciplinar
Unidades de atendimento multidisciplinar baseadas em atenção primária  e coordenação do cuidado, com equipes compostas por médicos de família,  enfermeiros e agentes de saúde, além de fisioterapeutas, nutricionistas  e psicólogos. Em média, 9 em cada 10 pacientes atendidos pelas unidades  do Espaço Saúde têm seus problemas de saúde resolvidos pelo médico de  família, sem necessidade de encaminhamento para outros especialistas.  Entre o grupo atendido pelo Espaço Saúde a frequência de hospitalização  dos pacientes acompanhados é cerca de 20% menor que os demais.
Corridas de rua e caminhada
O projeto busca sensibilizar a população brasileira sobre a  importância da atividade física para um futuro com qualidade de vida. Em  cada etapa são realizadas provas de corrida (6 KM) – com premiação em  dinheiro para os vencedores – e caminhada (3 KM). Desde a primeira  edição em 2007, já foi realizado em mais de vinte cidades do Brasil,  reunindo 450 mil participantes. Os participantes longevos sempre são  homenageados no palco do evento com troféus.