Diante do indesejado e rápido
avanço no País do número de pessoas infectadas pelo novo
coronavírus (Covid-19), já tendo sido registrada, inclusive, a
primeira morte em território nacional, a FENACOR solicita, conclama e exorta as
seguradoras e corretores de seguros a somarem forças, em plena
sinergia, na defesa da população brasileira, cumprindo, dessa
forma, a principal missão que cabe ao nosso mercado, qual seja a de
proteger e amparar as pessoas em todos os momentos.
Nesse contexto, a Federação sugere
e apela às seguradoras para que, de imediato, não apliquem nos
contratos de seguros quaisquer cláusulas de exclusão ou restritivas
de direitos relacionadas às epidemias ou pandemias, permitindo,
assim, a ampla cobertura para eventuais casos de sinistros.
Lançamos, então, um desafio: as
cláusulas existentes não devem mais ser aplicadas na ocorrência de
epidemias ou pandemias, como a do coronavírus, naquelas coberturas
relacionadas particularmente à proteção da vida e da saúde das
pessoas.
O momento é de ampla solidariedade
diante da atual crise mundial e não podemos nos omitir exatamente
quando toda a sociedade clama por nosso amparo.
Devemos assumir o compromisso de
oferecer respostas rápidas e eficazes às pessoas afetadas por essa
pandemia, aos seus familiares e, quando for o caso, às autoridades
públicas.
O foco principal está direcionado
para o bem estar da população e para a proteção da saúde. Mas, a
ação efetiva do mercado de seguros também demonstrará que o nosso
setor está igualmente pronto para, mais uma vez, comprovar o quanto
é relevante como pilar do processo de desenvolvimento do País,
garantindo a proteção da vida e da saúde de todos e,
consequentemente, a continuidade dos negócios e da nossa economia,
seja na redistribuição solidária, na reparação de danos, na
compensação financeira dos prejuízos trazidos pela pandemia que
atinge todo o mundo, ou desonerando as finanças públicas e
cooperando com as agências governamentais visando o bem-estar da
sociedade.
Aos corretores de seguros também
cabe uma missão especial: assessorar seus segurados e estarem a
postos para atender seus clientes a qualquer momento, indicando
como se protegerem adequadamente, inclusive através do seguro e,
caso necessário, como reparar danos e também como serem devidamente
socorridos e preservados neste momento de grande crise.
Devemos mostrar o valor do setor e
da nossa categoria, contribuindo com seus conhecimentos no
aconselhamento e orientação aos segurados, bem como no processo de
eventuais indenizações pelos danos sofridos.
A hora é agora. Vamos nos deixar
contaminar pela solidariedade em primeiro lugar. Não temos tempo a
perder!