Nesta quinta-feira (24), quando se
completam seis meses do início da quarentema decretada oficialmente
pelo governo de São Paulo, o CEO e presidente da Argo Seguros,
Newton Queiroz fez um balanço das ações da seguradora ao longo
desse período. Com o fechamento do comércio em todas as cidades do
estado, exceto serviços considerados essenciais como supermercados
e farmácias, a seguradora também foi obrigada a enviar todos os
seus colaboradores para casa.
“Em março vínhamos de dois meses
recordes em termos de resultados e não queríamos parar. Então,
decidimos seguir o plano traçado no final de 2019 e manter o ‘pé no
acelerador’. Por sermos uma empresa digital e tecnológica, o
processo de transição para o home office foi efetuado com sucesso.
Literalmente, todos os colaboradores pegaram seus notebooks e
seguimos operando normalmente, desde o primeiro dia”, lembrou
Newton.
Segundo o presidente, ainda assim,
março e abril foram meses de adaptação, muitas dúvidas e
resiliência para não perder o foco. Em paralelo, a empresa foi
melhorando a infraestrutura de cada funcionário de acordo com suas
necessidades, oferecendo cadeiras, monitores e outros equipamentos;
além de apoio psicológico (por meio de um canal exclusivo) e um
trabalho forte de humanização com os colaboradores e suas
famílias
“De maio em diante a empresa entrou
no ritmo e os parceiros entenderam que podiam contar conosco
normalmente. Focamos em divulgar a marca e nos diferenciais em um
momento onde nem todos estavam prontos para passar por esta
situação. Como resultado, superamos todas as metas estabelecidas
para o primeiro semestre; e ainda conseguimos manter todas as
posições, benefícios e ainda contratar novos colaboradores.” disse
ele.
Por mais que os resultados tenham
sido positivos em números (crescimento médio superior a 25%), o
executivo destacou a importância de como a companhia enfrentou os
desafios, dúvidas e ajustes que precisaram ser superados.
“Escolhemos encarar como uma oportunidade de acelerar o
crescimento, mostrar diferencial e se colocar em uma posição de
mais relevância em nossa indústria. Pela primeira vez, pudemos
estar em pé de igualdade com os gigantes do mercado”, revela.
A partir disso, a Argo passou a
antecipar melhorias em sua plataforma de vendas digital, automações
e sistemas internos. Lançou produtos adaptados para atender
demandas da pandemia; promoveu palestras para apoiar e oferecer aos
parceiros de negócios novos produtos e mais opções de vendas.
Experiente em lidar com graves
crises – como dois terremotos na cidade do México, quando era CEO
de uma outra seguradora internacional; três furacões, além de ter
cuidado de áreas de grande risco como aviação e petróleo –
Newton sugere que, em momentos assim, cabe aos líderes
primeiramente cuidar dos colaboradores e suas famílias; dar as
ferramentas para que todos possam executar seus deveres; motivar o
time; ser otimista; manter o foco e buscar por novas oportunidades
que surgirem.
“Acima de tudo, precisamos ser
humanos e entender que toda empresa tem o seu viés social. Se o
líder conseguir colocar esses pontos em prática, e os balancear de
acordo com a necessidade, o resultado será sempre positivo no
momento de fazer um balanço final da situação”.
Antes de encerrar, o presidente da
Argo ressaltou a importância do senso de pertencer e do orgulho em
fazer parte de algo maior. “Aqui nós trabalhamos com foco na
inclusão social através do seguro, para grande parte da população
que hoje não tem a oferta correta. Esta visão, em conjunto com
nossa meta em ser uma empresa horizontal e que busca a
diversificação e a real inclusão, faz toda a diferença. Durante a
pandemia todos estes pontos foram ainda mais evidentes e, como
resultado, além dos números, o time está mais unido e fortalecido
para seguir adiante, superar desafios e apoiar nossa sociedade”,
concluiu.