Como
lidar com clientes inadimplentes? Se esta pergunta vem com
frequência em sua mente, é sinal que determinadas atitudes precisam
ser revistas. Em uma corretora de seguros, clientes inadimplentes
demandam atenção do colaborador, prejudicam o setor financeiro, o
desenvolvimento da empresa e o relacionamento com as seguradoras.
Aprenda como lidar com clientes inadimplentes a partir de pequenas
alterações na rotina de trabalho da sua corretora de seguros.
Como lidar com clientes
inadimplentes na sua corretora
Para
resolver o problema de clientes que deixam de pagar o prêmio,
inicialmente faça uma análise geral sobre segurados. É importante
entender o número atual de clientes ativos e os inadimplentes.
Somente após observar este relatório você poderá colocar novas
estratégias em prática e reduzir os números negativos.
Ações fundamentais para
reduzir os clientes inadimplentes:
- Envio de lembrete pré-pagamento
Tenha um sistema de gestão que, próximo a data de vencimento da
parcela, envia automaticamente por e-mail ou sms, um lembrete ao
cliente destacando o prazo a vencer. O conteúdo pode ressaltar qual
a penalidade caso ele atrase o pagamento.
A ferramenta também ajudará a
evitar que novos casos de inadimplências ocorram na corretora de
seguros.
Outra maneira de entender como lidar com clientes inadimplentes
é ligar para o segurado logo no primeiro dia após o
vencimento da parcela. Seja cauteloso, educado, pergunte a ele
sobre sua vida e descubra qual a motivação do atraso do pagamento.
Este contato com o cliente também pode ser feito pessoalmente, se
for possível.
Faça
uma visita despretensiosa, converse sobre o trabalho e lembre-o de
quitar o valor. Em todas as situações ressalte a importância da
regularização do pagamento do prêmio para sua segurança. Se o
cliente demonstrar desinteresse no seu alerta, insista e fale das
razões que levou ele a assinar a apólice de seguro.
- Histórico dos inadimplentes
Conhecer a sua carteira de cliente garante que você identifique os
maus pagadores e tenha o seu cadastro sempre em destaque. Os
inadimplentes se enquadram no tipo de segurado que sempre exigem
mais atenção, por isso, saiba identificar se manter este tipo de
cliente vale a pena.
Tenha uma lista atualizada com os dados dos inadimplentes. Peça
para a equipe atualizar todos os meses. Próximo à data de renovação
do seguro verifique o histórico do cliente, considere as
ocorrências negativas e positivas e avalie se uma proposta de
renovação é pertinente ou não.
Alguns softwares de gestão têm a funcionalidade de visualizar em
uma única tela a história de relacionamento do cliente com a
corretora de seguros. Uma opção eficaz para acessar os dados dos
segurados com rapidez e segurança.Notou que a partir de algumas
mudanças você aprenderá como lidar com clientes inadimplentes sem
dor de cabeça? Para obter mais resultados contra este problema
tenha um sistema de gestão que te auxilie diariamente. A Quiver possui soluções
modernas e eficazes destinadas às corretoras de seguros.