Todos os dias o CQCS recebe relato de Corretores que estão com
problemas para resolver pendências no cadastro da Susep. Entre eles
está Ignacio Esperón, da SEGUROS & MAIS, em Salvador, que revelou
ter passado por algumas dificuldades com a atualização do seu
cadastro e a falta de posicionamento da autarquia.
Ignacio conta que recebeu o email da Susep no dia 10/08 em que
constava “Corretor(a) não possui documento cadastrado” com o prazo
para correção e o aviso de que a pendência não implica em
suspensão. ” Como não tinha nenhuma data nesse prazo para correção
estipulado, deixamos pendente, afinal a pendência não implicava em
suspensão. Após a leitura em grupos e no próprio CQCS sobre
punições e multas, decidimos entrar no site em 10/09/2021”,
contou.
O
corretor contou que inicialmente ficou com dúvida do que quiseram
dizer com “documento cadastrado”, pois poderia ser qualquer um dos
muitos documentos que um corretor PF ou PJ precisam ter para
operar. “Na tela anterior inicial, não tinha dentro de todas as
opções a opção de “documento cadastrado”. A mais próxima disso era
“Corretor não possui contrato social cadastrado”. Assim entramos no
site e na parte de DADOS CADASTRAIS, clicamos em “ATUALIZAR
DOCUMENTO” e anexamos o contrato social”, explicou.
Para
Ignácio, o que chamou atenção foi que, após o processo ser
realizado, não chegou nenhuma mensagem de “documento anexado com
sucesso”, qualquer número de protocolo ou alguma informação que
confirmasse que eles tinham tratado a pendência. “Por sugestão de
outro corretor no grupo de Whatsapp do CQCS também enviei o
documento, posteriormente, por email
para [email protected] , apenas como reforço do que
fizemos no site”, pontuou.
Ele
contou que essa falta de posicionamento deixa incertezas, pois os
corretores podem ser notificados de uma eventual suspensão, sem ter
como provar por falta de protocolo ou confirmação de que o trâmite
foi tratado. “Se estiver tudo ok, ótimo. Mas se tiver alguma
decisão arbitrária, ficará difícil de contestar num prazo curto, e
pode acabar gerando instabilidade e perda de foco e receita na
nossa empresa. Por enquanto, apenas suposições”, ponderou.
Ignácio acredita que a modernidade pode ser positiva, mas é preciso
ter cautela antes de abordar os corretores. “Atualmente a Susep
está incluindo novos canais de distribuição e produtos, o que acho
muito importante para o mercado. Porém, entendo também que essa
modernização que vai abocanhar uma boa fatia do bolo, e que é a
bola da vez e menina dos olhos da autarquia, deve ser tratada com a
mesma importância de quem já está aqui há muito tempo”, disse.
Além
disso, o Corretor falou que entende ser da responsabilidade de cada
profissional ter o seu cadastro atualizado. Mas destaca, também,
que a autarquia que vai exigir e controlar isto, para ter o direito
de aplicar punições, multas ou suspensões, deve disponibilizar um
setor preparado para responder e analisar cada um dos casos
particulares. “O corretor que não cumpra com as regras, até por
respeito aos que cumprem, deverá ser sancionado. Porém, desde que a
Susep dê as garantias e forneça administrativamente e, com
eficiência, todas as ferramentas que funcionem para que o Corretor
possa responder às situações pelas quais está sendo punido”,
concluiu.