Ao
contratar um seguro, o cliente deve ficar atento as coberturas
oferecidas, as exclusões e, principalmente a idoneidade do corretor
de seguros e suas referências, além de com qual seguradora está
sendo fechada a apólice.
“Infelizmente o consumidor brasileiro tem o mau
hábito de ler apenas as condições gerais do contrato. E isso
piorou, pois as seguradoras não enviam mais as condições impressas,
o que leva o segurado a contar apenas com as informações
disponíveis no site da companhia”, ressalta o corretor PF, Marcio
Freitas (Rio de Janeiro-RJ).
O
cliente deve ficar atento ainda, a atitude de determinados
corretores, destaca Eliés da Silva, da Elibraz Corretora de Seguros
(Belo Horizonte-MG). “O seguro pode ser mais barato, mesmo sendo
feita a cotação na mesma seguradora”, conta. Ele diz que um
determinado corretor pode fazer a análise do perfil do cliente em
uma seguradora “x” e obter um prêmio mais barato, do que o de outro
corretor que fez a cotação na mesma companhia. Porém, cabe ao
cliente, ficar atento às coberturas oferecidas no momento do
processo.
“Geralmente, o cliente só vai optar pelo mais
barato se eu não explicar para ele que existe uma diferença nessas
coberturas. Logo, o papel do corretor é destacar as coberturas e
fazer o cliente entender que aquele valor menor não está
relacionado apenas ao preço, e sim a quantidade de coberturas
existentes. E, caso ocorra algum sinistro, mesmo sendo o seguro da
mesma seguradora, ele pode ficar sem determinadas coberturas”,
enfatiza Eliés.