O
Índice de Reclamações contra planos de saúde já registra queda há
meio ano. O índice é calculado pela Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) com base nas queixas dos consumidores de planos
de saúde. Operadoras de todos os portes – grande, médio e pequeno –
apresentam queda no índice pelo sexto mês consecutivo.
O
índice é um resultado da relação entre a média de queixas dos
consumidores contra operadoras com registro ativo nos últimos seis
meses e a média de beneficiários desta mesma operadora. A medição é
mensal e favorece a transparência do setor, facilitando a escolha
do consumidor, que precisa de informações claras na hora de eleger
um plano de saúde.
A
divulgação é feita no Espaço da Qualidade do portal da
Agência. Confira aqui.
Medidas rigorosas de fiscalização
contribuem para a queda
A
curva descendente comprova que as medidas mais rigorosas que a ANS
vem adotando na fiscalização já podem ser sentidas pelos
consumidores de planos de saúde. Desde 2012, a ANS já suspendeu a
comercialização de 868 planos de 113 operadoras que descumpriram
prazos máximos para procedimentos (exames, consultas e cirurgias)
ou por negativas indevidas de cobertura. Hoje, 161 planos de 36
operadoras estão em suspensão.
Também contribuíram para a queda do índice a
ampliação da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), que
desde março deste ano passou a incluir as reclamações não
assistenciais – como, por exemplo, quebra de contrato e reajustes
indevidos. O beneficiário que não consegue atendimento adequado no
contato com a operadora deve acionar a ANS, portando o número de
protocolo recebido da operadora. A ANS irá mediar o conflito entre
o consumidor e a operadora. Já foi atingida a marca de 86,3% de
resolubilidade na mediação promovida pela ANS, sem a necessidade de
abertura de processos administrativos. Os prazos para a operadora
resolver os conflitos com o consumidor variam 5 a 10 dias úteis,
dependendo da natureza do conflito – se é assistencial ou não
assistencial.
As
reclamações podem ser feitas pelos canais de relacionamento da
Agência: Disque ANS – 0800 701 9656; Central de Atendimento ao
Consumidor no portal de internet; ou nos Núcleos de atendimento
presencial existentes em 12 cidades nas cinco Regiões do
Brasil.