A Zurich promoveu no dia 1º de setembro
a segunda edição do Workshop de Engenharia em
Prevenção de Riscos 2015. Sob o tema “Reforçando parcerias
para proteger o seu negócio em tempos desafiadores”, o evento
mostrou parte do trabalho realizado pela seguradora para proteger
as empresas. Estavam presentes clientes das
áreas Corporate e Linhas
Comerciais, além de parceiros corretores.
A companhia mapeia possíveis riscos
da própria empresa, analisa a cadeia de suprimentos, considera
riscos emergenciais (catástrofe natural) e longos
(como problema na economia), e também está
atenta aos problemas que os sinistros podem gerar, finalmente
orientando sobre ações que possam minimizar situações críticas.
“A missão da Zurich é auxiliar o
cliente a entender os riscos e se proteger deles. Este é o nosso
dia a dia, e oworkshop tem o objetivo de
compartilhar parte de nosso conhecimento e atuação, assim como
evidenciar que é possível minimizar os riscos e suas
consequências”, afirma Carlos Cortés, head of Engineering
Risks.
“O período crítico após um sinistro
pode variar muito de empresa a empresa, e a Zurich considera este
impacto e constrói um plano de continuidade diante da crise,
definindo ações específicas predeterminadas. Também traçamos
estratégias de recuperação consistente, considerando fatores
interdependentes”, disse Tim Astley, líder dos engenheiros de
riscos da Zurich.
Tempos atuais
O tema da palestra de Tim Astley
foi “Construindo Resiliência do negócio,
vantagem competitiva em tempos desafiadores”. Além de discorrer
sobre a metodologia que observa integralmente o negócio, Tim
destacou a importância de se ter uma estratégia de recuperação
consistente e com rapidez suficiente para que seus clientes não
migrem para os concorrentes. É o que chama de “resiliência
do negócio”, ou seja, a capacidade de superar obstáculos e
de se recuperar após uma pressão negativa.
Durante o workshop, uma pesquisa
com os presentes apontou que 39,2% não possuem planos e estratégia
para a continuidade nos negócios, caso haja sinistro. Apesar de
71,6% ter afirmado que a empresa tem analisado riscos maiores.
Carlos Cortés reforça que um dos objetivos da Zurich é promover a
cultura do seguro, informar sobre as possibilidades e importância.
Carlos e Tim Astley destacam que modificações pontuais, e que não
necessariamente envolvam alto custo, podem levar a melhorias
consideráveis na gestão de riscos.
“Riscos podem atingir a todos. A
Zurich tem como missão empregar o conhecimento adquirido em anos de
atuação e mais de 170 países para prevenir e reduzir riscos, assim
como desenvolver meios de minimizar os danos que este risco possa
gerar nos negócios”, afirma Mario Orozco, Head of Engineering Risks
da Zurich para América Latina.
Werner Stettler, Vice-Presidente da
área Corporate da Zurich Brasil, lembrou aos presentes sobre os
desafios atuais do país – a exemplo da crise hídrica e econômica.
“Estas questões criam novos desafios para as empresas, e a Zurich
está atenta para ajudá-las a avaliar e entender os riscos e os
impactos gerados por este cenário”, afirmou.