Durante conversa com jornalistas na
6ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros organizada pela
Confederação Nacional de Seguros (CNseg),o presidente da entidade,
Marcio Coriolano, disse que houve melhoria na relação com o
consumidor, mas não houve melhora na relação com os poderes
legislativo, executivo e judiciário.
“Quando falamos em educação na
CNseg, queremos também levar essa educação para os poderes. Temos
de cuidar da sustentabilidade do sistema”, afirmou. Ele defendeu
que exista um trabalho de prevenção dos conflitos e danos ao
consumidor, algo que passaria pela transparência na informação ao
consumidor. “O consumidor precisa saber do alcance do produto que
ele comprou”, ponderou.
Muitos conflitos entre consumidores
e seguradoras, principalmente na área da saúde, estão na
divergência do que foi contratado. “A judicialização não é questão
de transparência”, enfatizou.
Coriolano afirmou ainda que a cada
novo direito concedido – por via judicial – cria-se um problema.
“Como dar sustentabilidade ao sistema? Não é possível olhar apenas
para um lado. O sistema de seguros se baseia no equilíbrio”,
concluiu.