Com duas décadas de experiência no
mercado de seguros, o COO (Chief Operating Officer, equivalente a
diretor de Operações) da Berkley, Leandro Garcia Okita, sabe de cor
os ingredientes necessários para uma receita de sucesso.
veja, abaixo, a entrevista, na
íntegra:
CQCS: Como foi a sua trajetória no
mercado de seguros?
São quase 20 anos de trajetória no
mercado de seguros. Os primeiros anos da minha carreira foram em
meu país natal, Argentina, onde atuei na área de consultoria e
auditoria financeira da PriceWaterhouseCoopers. Durante 13 anos
atendi, especificamente, empresas de seguros e também companhias de
energia, petróleo, indústria automobilística, construção, serviços,
entre outros segmentos. Essa experiência contribuiu para minha
formação profissional, pois não só conheci de perto o mercado de
seguros, como também outros ramos que hoje fazem parte do meu dia a
dia corporativo. Em 2012, fui convidado pela Chubb Insurance
Company a ocupar o cargo de Regional Finance VP para a América
Latina, permanecendo na função por dois anos, e passei a atuar no
mercado brasileiro como Diretor Financeiro da Chubb do Brasil
Seguros SA, onde estive por mais de dois anos.
CQCS: Como foi a sua
chegada na Berkley?
No início de 2016 fui convidado pela
Berkley para integrar a equipe com a proposta de ocupar a posição
de Diretor Operacional. Após vários anos trabalhando e cuidando das
finanças e estratégias das empresas pelas quais passei, hoje tenho
a oportunidade de dividir e agregar os conhecimentos adquiridos ao
longo de minha carreira com o time Berkley. O Diretor Operacional
tem a responsabilidade de olhar e cuidar de toda a estrutura de uma
companhia de seguros e isso, entre outras coisas, foi o que me
motivou a assumir o novo desafio.
CQCS: Como sua
experiência no mercado segurador pode ajudar a
companhia?
Um bom financeiro tem habilidade de,
através dos números, compreender, analisar e melhorar cada uma das
áreas de uma companhia. Minha experiência na área de Finanças, e
agora também como Diretor Operacional, me faz procurar e cuidar não
só da produção de uma empresa, como também da rentabilidade da
mesma. Ter uma ótima produção é só o início do êxito, sendo que
logo essa produção deve refletir na rentabilidade e, para tudo
isso, os processos devem funcionar harmonicamente e com qualidade.
Um lema que eu respeito muito é aquele relacionado à “melhora
contínua”. As mudanças nunca acabam, sempre podemos melhorar.
CQCS: Quais os principais segmentos
de Seguro Garantia da Berkley em 2017?
Como já sabemos, a finalidade do
Seguro Garantia é assegurar o cumprimento, por parte do tomador,
das obrigações assumidas perante o segurado, seja por força legal
ou contratual. Desde que foi implantado no Brasil, o Seguro
Garantia vem crescendo gradativamente e se apresenta como uma das
formas de garantia admitidas e utilizadas nas contratações de
obras, serviços e fornecimento, dentre outros. É um instrumento
eficaz de custo razoável, que dá ao segurado a certeza do
cumprimento das obrigações garantidas. É um produto equivalente à
fiança bancária. Atualmente aqui na Berkley atuamos,
principalmente, com as seguintes coberturas de Garantia: Licitante,
Executante, Retenção de Pagamento, Adiantamento de Pagamentos,
Manutenção Corretiva, Garantia Aduaneira, Administrativo, Judicial,
Judicial para Execução Fiscal e Garantia de Concessão.
CQCS: Quais os principais
desafios da Berkley em 2017?
Temos vários objetivos importantes
para este ano e, entre os de maior destaque, acredito que seja
continuar com nosso aumento na produção, cuidando sempre da
rentabilidade de cada carteira. Isso nos faz continuar com uma
excelente qualidade de subscrição, agilidade e profissionalismo no
gerenciamento de sinistros e eficiência no controle de nossas
despesas. Hoje somos líderes em Seguro Garantia, por isso devemos
continuar cuidando de nossa posição de prestígio e liderança,
reforçando todos os nossos produtos, sendo eles Riscos Financeiros,
Engenharia, Transportes, Responsabilidade Civil, Riscos
Profissionais e outros Riscos Diversos, seja Seguro de
Equipamentos, Eventos etc.
Continuaremos com a incorporação de
novos produtos, sendo que nosso crescimento se baseia também em
análises contínuas de possíveis novos negócios rentáveis.
Inclusive, a Berkley, recentemente, foi autorizada pela Susep para
comercializar seguros de pessoas, razão pela qual estamos em vias
de apresentar novos produtos. As inovações tecnológicas também
estão entre nossos investimentos contínuos, já que a Berkley é
reconhecida no mercado por seu diferencial tecnológico e queremos
que isso continue, sempre com foco em maior eficiência tanto para
nossa equipe interna, quanto para nossos corretores e clientes,
duas figuras essenciais dentro de nossa estrutura atual.
CQCS: Como o Corretor
pode ajudar neste processo?
O corretor de seguros é o principal
canal de vendas da Berkley no Brasil, ele é o nosso principal
parceiro no dia a dia de nossa atividade comercial. A Berkley
disponibiliza produtos e serviços de altíssima qualidade e, neste
cenário, o corretor de seguros exerce papel fundamental,
contribuindo para agilizar os procedimentos e cobrar da seguradora
a solução mais adequada. O corretor deve acompanhar atentamente
cada operação e interagir plenamente com o segurado, seu cliente, e
com a seguradora. A boa relação entre seguradora e corretor
beneficia diretamente o cliente final, o segurado, especialmente
nas questões mais complexas.
Comprometimento com agilidade e
eficiência é essencial para toda modalidade de prestação de
serviço. É preciso que as partes envolvidas interajam em prol de um
único objetivo: dedicar ao usuário do seguro atendimento humanizado
e no tempo hábil.
CQCS: O que você pretende
fazer para fortalecer a relação entre o Corretor?
Nossas principais estratégias são
facilitar o acesso dos corretores aos serviços da Berkley, oferecer
treinamento e capacitação para que o corretor esteja preparado para
desenvolver novos negócios. Estamos ampliando também nossas
ferramentas e tecnologias de gestão para que os corretores contem
cada vez mais com a Berkley para estabelecer bons negócios. Tudo
isto colabora para melhorar cada vez mais esta aproximação e
relacionamento que temos com nossos corretores.
CQCS: Quais regiões a
Companhia pretende expandir?
Dentro da estratégia de
regionalização, a Berkley está sempre atenta às oportunidades de
ampliação da nossa atuação no mercado brasileiro. Com essa visão,
entendemos ser fundamental continuar ampliando nossa presença no
Interior de São Paulo, com a abertura de uma filial em Campinas,
assim como no Centro-Oeste, com uma filial em Goiânia, e em Santa
Catarina, com uma filial em Florianópolis. Nessas três regiões, a
companhia já conta com a presença de Gerentes Comerciais
Volantes.