Um seguro no valor de R$ 19,90 está
sendo debitado automaticamente na conta dos clientes da Caixa
Econômica Federal. Os correntistas afirmam não ter contratado o
produto, comercializado pela Previsul Seguradora. A Fundação
Procon-SP já notificou as duas empresas que a cobrança só pode ser
feita com autorização assinada pelo cliente.
A Revista Apólice entrou em contato
com a Previsul, empresa do Grupo Caixa Seguradora. Renato Pedroso,
presidente da companhia, explicou que a empresa comercializa seus
produtos unicamente através do corretor de seguros, contando hoje
com mais de 4.300 profissionais cadastrados. “Identificamos que a
cobrança indevida foi originada através da comercialização
inadequada junto a alguns clientes, já identificados e
ressarcidos”, disse ele.
Segundo o executivo, toda e qualquer
inconformidade na contratação dos produtos da seguradora implica na
devolução imediata dos prêmios eventualmente cobrados na forma da
lei, bem como na suspensão imediata da relação comercial do
corretor de seguros junto à Previsul. Ele lembra ainda que após o
término das averiguações internas, o profissional está sujeito a
ser denunciado junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep)
e Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), para fins
de sanção administrativa e penal.
Em caso de dúvidas, os clientes podem
contatar a companhia através da página da Previsul na internet,
pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 722 0266) e pelo
canal de Ouvidoria (0800 722 0266). “Todos estão extremamente
atentos para resolver quaisquer situações”, assegurou Pedroso.
A Caixa, por sua vez, alegou que o
cliente que não reconhece o lançamento de débito automático na
conta deve procurar sua agência, que vai exigir que a convenente
(empresa contratante) apresente o comprovante de autorização de
débito, assinada pelo cliente. Não identificada a autorização de
débito, a agência vai estornar os valores na conta do cliente,
debitando da convenente.