A MetLife foi reconhecida como uma das companhias mais
bem-sucedidas na valorização de lideranças femininas no Brasil,
pelo Guia Exame de Mulheres na Liderança. O ranking foi feito
com base em pesquisa da ONG Women in Leadership in Latin
America (WILL), realizada com apoio técnico da Fundação Getulio
Vargas.
O trabalho da MetLife em prol da equidade de gênero é
desenvolvido desde 2013. Os resultados obtidos até aqui garantiram
à empresa a 2ª posição na categoria Instituições Financeiras e a
21º na classificação geral do Guia, que deu destaque a 30
organizações – dentre 90 analisadas.
Raphael de Carvalho, presidente da companhia no Brasil disse que
a empresa aposta na diversidade como catalisador para a atração de
talentos e para analisar as mais diferentes questões sob novas
perspectivas. Segundo ele, essa atitude ajuda a entender melhor os
mercados onde a companhia atua e também a desenvolver relações
sólidas com os clientes e as comunidades.
Uma das primeiras iniciativas da organização nessa área foi a
formação do Comitê Mulheres de Atitude, hoje composto por oito
colaboradoras voluntárias, de diferentes departamentos e níveis
hierárquicos. O grupo se reúne quinzenalmente, em encontros cuja
pauta (dentro do contexto em questão) é definida pelas próprias
participantes, com o objetivo de estimular o empoderamento.
Entre as conquistas do grupo estão a implantação de um lactário
na empresa, a organização de palestras de conscientização e o
estabelecimento de uma agenda regular para a discussão de temas
recorrentes à realidade da mulher, aberta a todo o quadro de
colaboradores – incluindo homens.
“É importante que o homem participe de alguns fóruns, para
entender melhor o ponto de vista e as angústias que pairam sobre o
universo feminino e possa vir a se tornar um parceiro para a causa
das mulheres com que convive, seja no ambiente profissional ou no
doméstico”, explica Andrea Barradas, diretora de Recursos Humanos
da MetLife.
Pelas iniciativas que vem desenvolvendo, a operação brasileira
da companhia é benchmark para outros países da América Latina onde
a marca está presente e já ultrapassou em 5 pontos percentuais a
meta corporativa para a região de ter 40% de mulheres na liderança
até 2020. “Nos cargos de gerência e acima, já somos quase metade da
população da empresa”, diz Barradas.
No comparativo dentro do mercado segurador, a companhia também
se destaca, com mais representantes do gênero feminino em todos os
patamares – no nível executivo (diretores e acima), por exemplo,
40% dos cargos da MetLife são ocupados por mulheres, enquanto no
segmento, de forma geral, esse percentual é de 28%.
A equipe da MetLife está convencida de que ser uma empresa
inclusiva, diversificada e global inspira novas perspectivas, que
permitem atrair os melhores talentos. Assim, é possível entender
melhor os mercados em que a companhia atua, em todo o mundo, e
desenvolver relações ainda mais sólidas com os clientes e as
comunidades onde ela está inserida. No Brasil, as iniciativas da
seguradora fomentam a discussão sobre o papel da mulher no mundo,
inclusão de profissionais com deficiência e fortalecimento da
população LGBT.