Legenda da foto: Da esquerda para a direita, os debatedores Ronald Kaufmann, Osmar Bertacini, Maristela Gorayb, João Marcelo dos Santos e Alessandra Monteiro.
“Novos horizontes do Seguro Vida Individual no Brasil” foi o tema do último Café com Seguro promovido pela ANSP, no dia 17 de outubro. O evento, que aconteceu no auditório do Sindseg em São Paulo, discutiu o cenário atual e as perspectivas do segmento.
João Marcelo dos Santos, presidente da Academia, trouxe no primeiro painel um histórico do Seguro Vida Individual. Ele explicou que, “No Brasil, esse produto possui uma trajetória muito específica devido aos efeitos da inflação no século passado. Melhoramos muito desde a edição do Código Civil e da legislação correspondente, mas ainda é um mercado com enorme potencial de crescimento. A abertura do mercado de resseguros também tem ajudado, mas ainda há o que ser feito para termos maior diversidade de produtos e uma população mais educada para contratar seguros de pessoas”, pontua.
No segundo momento, Ronald Kaufmann, consultor empresarial, expôs as tendências no Brasil e no mundo. Kaufmann acredita que os distribuidores têm conseguido atingir corretamente o cliente. “Seguradoras e corretoras estão conseguindo acessar os consumidores oferecendo proteção, o que é fundamental no círculo de vida das pessoas. Assim, tenho grandes esperanças de que o Seguro Vida Individual será um dos grandes produtos a serem comercializados e que abrangerá um número crescente de indivíduos”, ressalta.
Osmar Bertacini, presidente da APTS, abordou a venda qualificada e orientada para as necessidades do cliente e o papel do Corretor. Para ele, a área de benefícios é o mercado do momento, mas também do futuro. “O ganho do corretor de seguros é fantástico, diferente do Seguro Automóvel, então, ele precisa oferecer o Seguro de Vida e despertar para essa realidade”, alerta.
No quarto painel, o papel do resseguro como suporte ao desenvolvimento dos negócios, aspectos financeiros, underwriting, precificação e produtos foram os principais tópicos discutidos por Alessandra Monteiro, Diretora de Vida e Longevidade do IRB Brasil Re. “Temos muito a fazer. O mercado está muito melhor do que há um tempo atrás, mas temos um caminho longo a percorrer para tentar ajudar a mudar essa história do mercado de seguro que é muito focado em vida em grupo e tentar ampliar o espaço do seguro individual”, afirma.
Por fim, Maristela Gorayb, Diretora Executiva da Mapfre Previdência, apresentou alguns cases de sucesso no mercado de Vida Individual no Brasil, como o Seguro de Vida Resgatável. “Buscamos trazer algo parecido aos seguros internacionais, que já estão bem desenvolvidos. Esse produto possui prêmio nivelado, capitais elevados, uma subscrição individualizada para o cliente e com garantia de 3% de juros ao ano + IPCA”, explica.
Essa edição do Café com Seguro foi coordenada por Edmur de Almeida, Diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP e coordenador das comissões técnicas de seguros de crédito, garantia e fiança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR, além de Osmar Bertacini e Ronald Kaufmann, Acadêmicos da ANSP. A abertura do evento e a composição da mesa ficaram a cargo do Acadêmico Rafael Ribeiro do Valle, diretor da ANSP.