O recadastramento dos corretores de seguros, pessoas físicas, que está chegando ao final, traz alguns dados surpreendentes. Segundo o mais recente levantamento feito pelo Ibracor, até o momento, 11.022 pedidos foram indeferidos pela Susep. Isso representa 19,5%, ou quase um quinto do total de 56.401 solicitações feitas.
Em contrapartida, outros 45.023 profissionais já estão com sua situação regularizada e podem operar normalmente. Todos esses corretores de seguros também estão aptos a solicitar a sua carteira de identidade profissional.
De acordo com o Ibracor, há ainda 132 processos em “exigência preliminar” ou “revisão segunda exigência”.
Além desses, 172 não foram finalizados.
A autorreguladora explica que os corretores cujos pedidos foram indeferidos estão, neste momento, sem registro profissional e assim permanecerão até que regularizem sua situação na autarquia, o que deve ser feito através de uma nova solicitação de recadastramento por meio do seguinte endereço eletrônico:
https://www2.susep.gov.br/safe/menumercado/CadastroCorretores/inicioPesFis.asp?modulo=RF
Para os pedidos não finalizados, o Ibracor recomenda que os profissionais nessa situação verifiquem se está correto o preenchimento dos dados nos campos indicados. Feito isso, basta clicar em salvar o cadastro e verificar o recebimento de dois e-mails da Susep.
O primeiro e-mail informará o número do seu pedido e o segundo e-mail trará um link, no qual o solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido e poder continuar com o processo.
A não finalização do pedido, no prazo de até 60 dias, acarretará o cancelamento da solicitação, conforme prevê a Circular 552/17 da Susep.
Para mais informações, os corretores de seguros podem consultar as Circulares 552/17 e 558/17 da Susep, o Portal do Ibracor e os Sindicatos filiados à Fenacor, ou entrar em contato nos telefones disponibilizado pela Susep (21- 3233-4146 e 3233-4045) e Ibracor (21-3509-7070).