Com o bom desempenho da economia, o número de vínculos de beneficiários de planos de saúde cresceu 7,6%, entre junho de 2010 e junho de 2011. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). São mais 3,3 milhões de novos vínculos, totalizando 46.601.052.
A taxa de cobertura de plano de saúde para a população atingiu 24,4%, sendo que o maior crescimento ocorreu nos planos coletivos, com variação de 9,6%; já os planos individuais aumentaram 4,6%. A ANS contabiliza vínculos de beneficiários aos planos de saúde e não o número de pessoas. Um mesmo beneficiário que tenha dois planos de saúde é contabilizado duas vezes no cadastro da ANS.
Desempenho econômico
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) ressalta que este ritmo de alta nos últimos anos está relacionado ao bom desempenho da economia, que tem propiciado aumento de renda e diminuição da taxa de desemprego. Entre junho de 2010 e de 2011, a renda dos trabalhadores do mercado formal cresceu 5,3% e o desemprego teve queda de 11,7% nas principais regiões metropolitanas, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego.
Um ponto importante é que o número de beneficiários na população brasileira pode não estar crescendo de forma tão acelerada quanto tem sido apontado pela ANS. Os dados da PNAD/IBGE mostram aumento de 19,7% no número de beneficiários de 2000 a 2008.
Enquanto isto, o número de vínculos de beneficiários na base da ANS cresceu 31,9%, no mesmo período. Isso pode ser explicado porque nos primeiros anos que sucederam a criação da ANS, muitas operadoras não enviavam a quantidade de beneficiários que possuíam. Os números estão sendo atualizados e muito do aumento de vínculos cadastrados na ANS atualmente é apenas contábil.