Lucro líquido foi de R$ 79,8 milhões no primeiro trimestre do ano
A SulAmérica (B3: SULA11) divulgou seus resultados relativos ao 1º trimestre de 2020. Apesar do cenário global adverso, as receitas operacionais mantiveram o ritmo dos últimos períodos e registraram alta de 7,2%, somando R$ 5,6 bilhões. A eficiência operacional – que será ainda mais importante nesse cenário desafiador de 2020 – tem sido um dos grandes focos da companhia. “A disciplina para manter as despesas administrativas sob controle foi mantida, mesmo com investimentos importantes em tecnologia e inovação. Vale ressaltar que mesmo durante esse período mantivemos nosso processo de separação da operação de Automóveis e Ramos Elementares para conclusão da venda desses segmentos para a Allianz, conforme anunciada no ano passado”, afirma Gabriel Portella, presidente da SulAmérica.
O lucro líquido foi de R$ 79,8 milhões, uma redução de 64% na comparação com o mesmo período do ano anterior. “Tínhamos o desafio de superar um dos melhores primeiros trimestres da nossa história, que foi o caso em 2019, mas tivemos um impacto relevante em nosso resultado financeiro com a deterioração do mercado de capitais por conta da pandemia”, diz Ricardo Bottas, vice-presidente de Controle e de Relações com Investidores da SulAmérica. “Nossa pequena exposição em ativos de renda variável (cerca de 1% do portfólio) apresentou forte desvalorização no período, acompanhando o movimento de mercado em março, o que, somado à redução da taxa Selic média no período, levou a uma redução de 77% no resultado financeiro do trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.”
De acordo com Portella, a resposta da companhia em meio ao aumento dos casos de COVID-19 foi ágil e assertiva, graças a um plano de continuidade de negócios efetivo. “Nossos investimentos em tecnologia, inovação, colaboração e mobilidade, os quais sempre faço questão de ressaltar trimestralmente, foram fundamentais nesse momento. Montamos operações remotas funcionais para nossos colaboradores, corretores e demais públicos. Os aplicativos da SulAmérica estão sendo cada vez mais utilizados no contexto da pandemia e distanciamento social. A Orientação Médica Telefônica expandiu sua capacidade de atendimento em 20 vezes e o Médico na Tela, em 40 vezes”, explica o executivo. “Acreditamos, inclusive, que a telemedicina será um dos legados dessa pandemia.”
As operações de Saúde e Odonto, ainda sem impacto relevante da pandemia, registraram aumento de 12,1% da base de clientes, sobretudo a carteira empresarial, somando 3,9 milhões de beneficiários.
As receitas operacionais do segmento aumentaram 9,1% em relação ao 1T19, alcançando R$ 4,6 bilhões no primeiro trimestre de 2020. O destaque foi o crescimento de 39,7% em odonto, impulsionado pelos resultados da Prodent, cuja aquisição foi concluída no 3T19. A sinistralidade do trimestre apresentou aumento de 3,0 p.p. para 82,5%. No acumulado de 12 meses entretanto, o crescimento da sinistralidade foi de 0,9 p.p. atingindo 79,7%.
Importante destaque ao final deste 1T20 a evolução dos beneficiários acompanhados dentro da estratégia do Cuidado Coordenado, que representaram cerca de 450 mil pessoas (+103% em relação ao 1T19) dentro de um universo de 2,3 milhões de beneficiários de saúde da Companhia.
A operação de Automóveis e Ramos Elementares apresentou redução de 5,5% das receitas operacionais em relação ao 1T19, totalizando R$ 658,3 milhões no trimestre, influenciada principalmente pelo cenário de melhor risco vigente, com a continuidade da queda nos níveis de roubo e furto em diversas regiões. As chuvas recordes ocorridas em janeiro e, principalmente, fevereiro na região Sudeste, onde a SulAmérica possui maior exposição, foram um dos principais motivos para o aumento de 4,1 p.p. da sinistralidade no trimestre, que foi de 63,6%. A menor circulação de veículos, iniciada no final de março, reduziu a frequência de sinistros, mas não foi suficiente para compensar tais efeitos.
Vale lembrar que no 1T20, o segmento de Automóveis e Ramos Elementares, cujo acordo de venda foi anunciado em agosto de 2019, passou por uma etapa essencial para a conclusão da transação: a segregação da operação em uma nova seguradora, ainda operando dentro do Grupo SulAmérica. A transação segue dentro do cronograma estabelecido originalmente, com os resultados dos segmentos sendo reconhecidos pela Companhia até seu fechamento, previsto para o 3T20.
Em Vida e Previdência as receitas operacionais foram de R$ 116,9 milhões, uma ligeira redução de 1,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior, já impactada pela pandemia da COVID-19, principalmente no seguro viagem. A sinistralidade no trimestre alcançou 49,1%, o que representa um ganho de 0,6 p.p. em relação ao 1T19. A melhora na sinistralidade entre os períodos impactou positivamente as despesas operacionais e, consequentemente, a margem bruta da carteira, que somou R$ 12,7 milhões, expansão de 28,4% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.
A SulAmérica Investimentos, gestora de ativos da Companhia, encerrou o primeiro trimestre de 2020 com mais de R$ 43 bilhões em ativos sob gestão, 6% maior se comparado ao 1T19. O avanço foi impulsionado principalmente por ativos de terceiros (+7,9%) e reservas de previdência (+7,7%).
As receitas operacionais cresceram 26,7% e a margem bruta apresentou uma melhora de 22,3%, somando R$ 15 milhões no período. O volume total de recursos de terceiros seguiu com a maior parte alocada em fundos de renda fixa (49,1%), com fundos multimercado representando 45,2% do portfólio. A alocação nos fundos de ações apresentou aumento, representando 5,6% do total, seguindo a tendência observada no final de 2019.
As despesas administrativas representaram 8,2% das receitas operacionais no 1T20, ligeira melhora de 0,1 p.p. na comparação com o mesmo trimestre de 2019. Em termos absolutos, houve aumento de 5,6% em relação ao 1T19, justificado, principalmente, por um maior quadro de colaboradores – aproximadamente 200 funcionários a mais, alocados basicamente em projetos estratégicos de inovação e transformação digital, bem como no avanço da estratégia de Cuidado Coordenado.
Pandemia coronavírus
Além dos resultados financeiros, vale destacar que a SulAmérica tomou uma série de medidas para cuidar de seus colaboradores, beneficiários, corretores, parceiros e da sociedade em geral por conta da pandemia do novo coronavírus, além de garantir a sustentabilidade de suas operações e minimizar potenciais impactos, onde se destaca:
– Trabalho remoto para toda a força de trabalho elegível e terceiros, com quase 100% dos colaboradores trabalhando de casa desde o início do período de quarentena e isolamento social;
– Manutenção das contratações já previstas e participação no movimento #NÃODEMITA;
– Cancelamento de viagens e eventos nacionais e internacionais;
– Antecipação da campanha de vacinação contra gripe para colaboradores e seus dependentes (mediante agendamento prévio e por meio “drive thru”) com distribuição de máscaras e incentivo ao cuidado e prevenção ao novo coronavírus;
– Suspensão temporária, por 90 dias, da aplicação do reajuste anual das mensalidades dos planos médico-hospitalares individuais, coletivos por adesão e PME (até 29 vidas), sendo a recomposição do reajuste prevista para ocorrer a partir de outubro de 2020, contribuindo com milhares de empresas e famílias a manterem sua cobertura neste momento de crise;
– Acesso ilimitado para beneficiários de saúde utilizarem o serviço de Médico na Tela;
– Criação de Canal Médico Telefônico Exclusivo Coronavírus, também com acesso ilimitado e expandido para clientes de planos odontológicos;
– Avaliação preliminar de saúde por inteligência artificial via WhatsApp e chat no aplicativo de Saúde e Odonto, auxiliando na triagem de beneficiários seguindo os protocolos do Ministério da Saúde;
– Ampliação do serviço Psicólogo na Tela (sessões de videoconferência) com mais de 600 psicólogos e terapeutas para todos os beneficiários de saúde, em uma iniciativa pioneira no país;
– Produção de conteúdos informativos relevantes para os beneficiários de saúde tanto no aplicativo quanto no hotsite www.sulamerica.com.br/coronavirus;
– Campanha para arrecadar fundos para combater o novo coronavírus em duas frentes, com doações sendo feitas por colaboradores e corretores para um fundo emergencial por meio da plataforma Bsocial, criada por um grupo de lideranças da sociedade civil. O valor arrecadado, com reforço da doação pela SulAmérica de 20 vezes, está sendo destinado a duas frentes: pesquisas feitas pela Fiocruz sobre a COVID-19 e compra de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para profissionais de saúde;
– Em projetos coordenados pela Rede D’Or e em cooperação com outros parceiros da iniciativa privada, a Companhia também realizou doações para entregar cerca de 290 novos leitos hospitalares nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, destinados a atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).