Selecione seu Estado São Paulo
Domingo, 17 de Novembro de 2024


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

12 sugestões para otimizar midias sociais em saúde

Fonte: Data: 31 janeiro 2012 Nenhum comentário

Em post, o especialista chama atenção dos gestores sobre como utilizar sites de relacionamento e obter resultados satisfatórios

Atualmente há uma profusão de informações em saúde que chegam às pessoas através de inúmeros canais – televisão, jornais, revistas e o indefectível “Dr. Google”.  No entanto, com freqüência, há informações sem embasamento científico, que trazem confusão ou que não propiciam a adoção de estilos de vida saudáveis ou não oferecem pistas seguras para que as pessoas melhorem seu nível de saúde. Neste contexto, muitos autores têm proposto o uso de mídias sociais como canal de comunicação em saúde.

No entanto, para o seu uso devemos considerar o público-alvo, particularmente no que se refere a nível de escolaridade, idade, gênero e facilidade de acesso e conexão com a internet. Segundo dados do segundo semestre de 2011 apresentados pelo IBOPE NIELSEN mostram que 77,8 milhões de brasileiros acessam a internet. Ou seja, a maior parte da população não faz uso habitual desta mídia.

O Center of Disease Control (CDC) dos Estados Unidos propôs 12 sugestões para os gestores que desejam utilizar as mídias sociais em seus programas:

  1. faça escolhas estratégicas baseadas no perfil da audiência e seus objetivos de comunicação
  2. “Vá onde as pessoas estão” de acordo estudos estatísticos e demográficos. Devemos lembrar que há grande diferenças no uso e acesso à internet nas diferentes regiões do Brasil e entre as classes sociais.
  3. “Adote recursos de baixo-risco” como vídeos e “podcasts”
  4. “Tenha certeza de que as mensagens tenham embasamento científico” garantindo consistência e acurácia das informações. É importante resistir à tentação de simplesmente reproduzir textos encontrados na internet.
  5. “Crie conteúdos dissemináveis” – como vídeos on line que podem facilmente ser compartilhados. Este material deve ser “leve” e de boa qualidade.
  6. “ Facilite a disseminação viral das informações” – através de sites como Facebook e YouTube.
  7. “Estimule a participação” especialmente através da comunicação de duas vias
  8.  “Influencie as redes” – em mídias como Facebook ou Orkut onde muitos do seu público-alvo podem ter mais de 100 “amigos”
  9. “Ofereça múltiplos formatos” para facilitar o acesso, reforçar as mensagens e propiciar alternativas para interação
  10. “Considere os celulares” pois a grande maioria da população utiliza estes equipamentos. Pesquisa feita pela F/Nazca e Datafolha no segundo semestre de 2011 constatou que 29,5 milhões de brasileiros com mais de 12 anos costumam se conectar á internet por meio de dispositivos móveis.
  11. “tenha metas realistas” pois, isoladamente, as midias sociais tem efeito limitado na mudança de comportamento
  12. . “Aprenda das métricas e avalie os esforços” pois isso é uma vantagem da comunicação digital.

Os profissionais de saúde corporativa precisam, gradualmente, ter mais contato e aprender a usar as mídias sociais e saber como gerenciá-las. Naturalmente será um processo gradual e não se devem ter expectativas exageradas. De acordo com uma pesquisa da consultoria Forrester Research sobre o uso de mídias sociais divulgada na edição de 23 de janeiro de 2012 na Folha de São Paulo, só um terço dos americanos e europeus atualiza seus perfis em redes sociais, Twitter inclusive, toda semana. A maioria das pessoas são “espectadores”. Neste contexto, seria importante priorizar conteúdos que as pessoas possam simplesmente ver ou ler e não esperar muita interação. Aliás, este é o comportamento que frequentemente observamos também em redes como o Linkedin onde as pessoas fazem conexões, mas raramente interagem ou realizam posts com informações ou comentários.

Portal Multicalculo

Por Assessoria de Imprensa do Portal Multicalculo, a melhor ferramenta de aux�lio a vendas de planos de sa�de e odontol�gicos da internet. Contato com o autor para mais informa��es: [email protected]

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas

 

agencialink.com é o nome fantasia da Raz&aatilde;o Social:
ART Tecnologia de Sistemas S/S Ltda.
CNPJ: 10.199.185/0001-69
Av. Jabaquara, 2860 - Sobre Loja - S&aatilde;o Paulo, SP - 04046-500 - Brasil