VACINAÇÃO > EXPECTATIVA É IMUNIZAR 22.154 CRIANÇAS EM TODA A REGIÃO
A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil ocorre neste sábado, entre 8 e 17 horas. Nos 13 municípios da área de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a meta é vacinar 22.154 crianças com idade entre zero e cinco anos.
Realizada desde 1989, a imunização garantiu a erradicação da doença no Brasil, mas continua sendo desenvolvida de forma preventiva, pois em outros países ainda há casos. O Ministério da Saúde estabelece uma cobertura de 95% da população nesta faixa etária. Para atingir esta meta, mais de 344 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 92,1 mil postos de vacinação, estarão envolvidos na campanha. Na região, segundo a responsável pela vacinação, Beanir Lara, 600 agentes vão participar da ação.
No Vale do Rio Pardo serão instalados 142 pontos fixos e outros 197 móveis. Nos postos de Santa Cruz, a maior cidade da região, a estimativa é de que sejam atendidos 8.003 menores de cinco anos. Em Rio Pardo, cerca de 60 locais de vacinação foram montados para atender as 2.578 crianças.
Segundo a enfermeira, não há contra-indicações ao medicamento. Ela ressalta, no entanto, que em casos de febre alta a recomendação é de que não ocorra a aplicação das gotinhas. “É melhor esperar, pois a criança pode estar com outro tipo de problema”, orienta.
O personagem da campanha, o boneco Zé Gotinha, deve percorrer os postos de saúde. Além disso, em alguns locais haverá distribuição de doces e balões para as crianças. Estas ações, de acordo com Beanir, visam atrair o público e motivar as famílias. Nos postos fixos, os pais poderão aproveitar a data para atualizar as doses de outras vacinas.
A próxima etapa da campanha será realizada no dia 9 de agosto. Os agentes de saúde pedem aos pais que não esqueçam as cadernetas de vacinação e recomendam o reforço da vacina para as crianças que já tomaram as gotinhas.