A nova realidade trazida pela pandemia acelerou os planos das seguradoras para utilizar ferramentas como a telemedicina. Como esse terreno ainda é pouco conhecido do mercado, é preciso recorrer ao apoio de empresas de tecnologia que têm as ferramentas adequadas para o sucesso das operações nesse novo e promissor nicho de mercado,
É o caso da SAP, que está pronta para oferecer o suporte necessário, através de tecnologias que ajudam a aumentar o acesso à saúde, trazendo qualidade de vida através de programas de promoção à saúde, médico da família ou ‘coachs’ de saúde.
O mercado tem pressa. A SulAmérica e MAG, por exemplo, já avançam no processo de exploração desse segmento, visando a assegurar, no menor prazo possível, um atendimento mais rápido, seguro e qualificado para os segurados.
Segundo a vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica, Raquel Giglio, a telemedicina ganhou protagonismo durante a pandemia com a publicação da Portaria 467 pelo Governo Federal, que autoriza as teleconsultas. No entanto, a SulAmérica vem investindo nessa tecnologia desde 2018, quando disponibilizou a teleorientação com médicos generalistas via videoconferência ou telefone. “De lá pra cá, investimos muito em inovação digital segura, treinamos nossos parceiros para realizar atendimentos a distância seguindo boas práticas de conduta e preparamos todas as ferramentas para oferecer esta possibilidade aos nossos clientes”, revela a executiva, em entrevista exclusiva ao CQCS.
Ele acrescenta que no ano passado, antes, portanto, da pandemia, esse serviço foi ampliado com o lançamento do “Médico na Tela”. Com a regulamentação da prática, os serviços foram ampliados mais uma vez. Agora, a companhia oferece aos beneficiários o “Saúde na Tela”, plataforma de telemedicina com mais de 40 especialidades médicas, além de psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais habilitados a prestar atendimento remoto agendado e com segurança.
Raquel Giglio entende que a telemedicina tem potencial tanto no sentido de ampliar o acesso ao sistema de saúde, quanto para fortalecer o relacionamento entre médicos e pacientes além de diminuir custos. Nesse contexto, os investimentos da SulAmérica em medicina conectada visam oferecer a melhor experiência para os clientes, aliando inovação à excelência no cuidado com a saúde, sendo disponibilizadas duas formas de utilizar o “Saúde na Tela”: para emergências de maneira imediata, com os médicos de plantão, ou agendamento pelo beneficiário com um médico da nossa rede referenciada de sua preferência.
Ela acrescenta que a companhia sempre acreditou muito no projeto, embora soubesse que seria desafiador colocá-lo em prática. “Mas, temos uma área de inovação muito qualificada e organizada, o que nos coloca na frente do mercado. Trabalhamos com a metodologia ágil e esse processo envolve as etapas de descoberta, imersão, ideação, prototipação e validação de hipóteses. Tudo isso para que nossas soluções já nasçam seguras, sustentáveis, baseadas em dados e com escalabilidade”, enfatiza.
Raquel Giglio lembra que a SulAmérica inova desde sua fundação, há quase 125 anos, mas, nos últimos anos, tem investido de forma consistente em inovação tecnológica com objetivo de aprimorar a experiência do cliente. Assim, a empresa avança na transformação digital de sua operação, com uma grande evolução em automatização de processos e modernização de sua estrutura tecnológica.
Graças ao ambiente imerso em tecnologia e disrupção que foi possível conduzir o projeto de telemedicina da SulAmérica e chegar até o momento que a companhia vive hoje, sendo referência na área dentro do mercado.
A vice-presidente da Sulamérica observa também que, com a pandemia da COVID-19, além de expandir as especialidades médicas e oferecer consultas remotas com terapeutas, o acesso está ilimitado aos serviços de Orientação Médica por Telefone e Médico na Tela, que se mostraram extremamente importantes para que as pessoas pudessem tirar dúvidas e conseguir auxílio na melhor tomada de decisão em caso de sintomas. “Em caso de pacientes que começam a consulta a distância, mas precisam de avaliação ou internação hospitalar, o médico já o encaminha para uma unidade credenciada com vaga e informa o caso para o profissional que irá recepcioná-lo, garantindo assim atendimento rápido e especial”, afirma.
Com isso, os números de atendimentos via teleconsulta dispararem de 500 em fevereiro para mais de 400 mil de março a outubro. Mesmo com esse aumento exponencial, foi possível manter a boa avaliação dos clientes: segundo o índice de satisfação da companhia, o “Saúde na Tela”, por exemplo, é aprovado por nove em cada 10 beneficiários que fizerem uso do serviço.
MAG.
O mesmo caminho vem sendo trilhado com sucesso pela MAG Seguros. De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Produtos da companhia, Rodrigo Cunha, esse foco gerou uma solução que, além da cobertura securitária, garante uma série de benefícios e assistências aos nossos segurados para que eles possam cuidar da saúde, como o serviço de telemedicina. “Nós estamos acompanhando frequentemente as tendências socioeconômicas no país, além das demandas de nossos clientes e corretores parceiros. E uma destas demandas era de soluções de seguro de vida que contribuíssem financeiramente com os cuidados com a saúde”, revela.
A MAG passou a oferecer o serviço de telemedicina com o lançamento da linha Vida Toda Bem-Estar, em maio. Este seguro oferece aos clientes um amplo e inovador pacote de assistência no mercado de seguro de vida. A Assistência Bem-Estar, por exemplo, permite o acesso a serviços como o atendimento médico por vídeo e consultas com profissionais como psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e nutricionistas por telefone.
O objetivo é oferecer, com necessário celeridade, as melhores soluções para os clientes. Um exemplo disso é o Doenças Graves da companhia, disponível em três módulos e sendo o mais completo do mercado. Além disso, há o diferencial de não exigir período mínimo de sobrevivência.
A MAG foi a primeira seguradora a oferecer a telemedicina como solução em um seguro de vida, que certamente traz aos segurados mais um serviço de alto valor agregado. Além disso, com a Assistência Bem-Estar, presente na linha Vida Toda Bem-Estar, o cliente ainda conta com descontos em consultas, exames e medicamentos.
Os resultados logo vieram. O seguro de vida Bem-Estar está gerando boa aceitação tanto pelos corretores quanto pelos clientes. Desde o lançamento, em maio, foi registrado que 40% dos segurados que contrataram este seguro já utilizaram a telemedicina ou a telesaúde.
Cunha diz ainda que a pandemia fez com que o brasileiro se digitalizasse mais e incorporasse esta rotina em seu dia a dia, o que garante o sucesso de serviço como a telemedicina. Contribui para isso tamém a dificuldade da população no acesso à saúde suplementar.
Neste contexto, a oferta de um serviço de telemedicina surge como uma assistência agregada ao produto de seguro de vida, tendência que, na visão de Cunha, “terá um grande futuro mesmo no pós pandemia”.
TECNOLOGIA.
Já a SAP dispõe das ferramentas adequadas para que as seguradoras possam obter sucesso ao atuar nesse novo segmento do mercado.
A empresa investe forte em novidades tecnológicas para aumentar o acesso à saúde, atravessando fronteiras e permitindo atuar não somente na doença, mas na saúde das pessoas, trazendo qualidade de vida através de programas de promoção à saúde, médico da família ou ‘coachs’ de saúde. “Pacientes monitorados com sensores e aplicativos se sentem mais seguros e acolhidos, principalmente quando estamos falando de comorbidades tais como o câncer, onde o monitoramento remoto destes pacientes pós tratamento pode reduzir bastante a chance de reincidência da doença”, explica Margareth Amorim, Digital Advisor para o Setor de Saúde e Educação na SAP.
Ela acrescenta que a digitalização está transformando a forma de atendimento na Saúde e proporcionando uma nova experiência aos pacientes. Os doentes crônicos e com dificuldades de locomoção são os grandes beneficiados pelo telemonitoramento.
A SAP tem como propósito melhorar a vida das pessoas e, dessa forma, o segmento de Healthcare é uma prioridade. Através da plataforma digital SAP é possível aumentar o atendimento no local com serviços remotos para pacientes, para ser capaz de entregar serviços interdisciplinares centrados no paciente de prevenção, tratamento e cuidado.
A expectativa é que, no futuro, o primeiro contato não seja humano, mas através de um avatar, de um chatbot, lançando mão da Inteligência Artificial.
De acordo com a executiva, esta e outras tecnologias tais como, a Realidade Virtual e Aumentada, disponíveis na plataforma SAP, poderão ser ainda utilizadas para remover barreiras existentes, por exemplo, apoiando nas cirurgias remotas ou ajudando a identificar tumores escondidos.
A SAP também oferece de forma gratuita o serviço de telemedicina. A ideia surgiu com o propósito de melhorar a vida das pessoas e criar um impacto social. A solução tem um objetivo prover contato humanizado entre profissionais da saúde e cidadãos que apresentem possíveis sintomas da COVID-19, através de avaliações remotas dos pacientes, evitando aglomerações de pessoas em áreas de grande risco de contaminação e estruturas de atendimento da saúde.
Na prática, trata-se de uma plataforma de teleatendimento que visa prover orientações de saúde de maneira gratuita.