Apesar da tecnologia e dos serviços de previsão, o clima é ainda o principal fator de risco para a produção agrícola, dizem especialistas ouvidos pelo UOL. As perdas podem ser dramáticas, mas existem formas de minimizá-las. Há até seguro contra isso.
A agropecuária é afetada por adversidades climáticas que prejudicam a produtividade, considerando que, no período de desenvolvimento das plantações, a ocorrência desses fenômenos reduz o potencial produtivo, que pode resultar em perda parcial, total ou ainda inibir o plantio da lavoura no período adequado, resultando em menor produção na colheita. Pedro Loyola, diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) .
Para Cláudio Brisolara, chefe do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), praticamente todos os fenômenos climáticos podem ser prejudiciais às culturas, dependendo da intensidade e da fase de desenvolvimento das plantas. Veja os exemplos.