Nesta segunda-feira (31), a MAG Seguros, seguradora de 186 anos especializada em seguro de vida e previdência, participou do webinar Tendências para o Mercado de Seguros 2021: Edição – Seguro De Vida, organizado pela Amcham Rio de Janeiro.Luís Felipe Maciel, diretor Corporate da companhia, debateu sobre inovação no setor, o aumento da procura do Seguro de Vida por jovens e os impactos da pandemia.
Durante o webinar, o executivo explicou que o mercado está amadurecendo como um todo e que seus três pilares – cliente, distribuidoras e seguradoras – estão evoluindo em conjunto. Assim como os consumidores que cada vez mais sabem sobre as particularidades de suas apólices e entendem o que estão comprando, e corretores que estão buscando especializações e certificações, as empresas de seguro estão desenvolvendo soluções inovadoras, ampliando portfólio e se aproximando do cliente. “Há 20 anos, quando falávamos de seguro de vida, vinha a imagem de seguro de morte, que era a única cobertura que tínhamos a oferecer. Hoje podemos apoiar os brasileiros em momentos de afastamento do trabalho por invalidez temporária ou permanente, durante diagnósticos de doenças graves e até mesmo com auxílio estudantil”, completa Maciel.
As novas tecnologias são a principal mola propulsora dessa transformação, sendo elas que possibilitam oferecimento de telemedicina e o desenvolvimento de seguros sob demanda, em que é possível escolher quando utilizá-lo. Além disso, corretores conseguem agora fazer prospecções pela internet com a plataforma Venda Digital. Apenas em 2020, a companhia realizou mais de 80 mil horas de treinamento para que os vendedores pudessem estar bem preparados para vender remotamente. Essas ações foram fundamentais para a continuidade dos negócios durante a pandemia, com um aumento de 35% no número de usuários e mais de 95% das vendas realizadas por esta plataforma.
O foco em inovação também propiciou que a MAG Seguros trouxesse para o mercado a WinSocial, startup de venda seguros de vida para diabéticos, um público que era negado pela indústria tradicional e que a subscrição pode ser feita graças a um software que analisa o histórico do paciente. Também foi por essa busca por novas formas de pensar o setor, que a companhia se tornou a única seguradora aprovada no Sandbox Regulatório da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Dessa aprovação surgiu a Simple2u, que irá operar em ramos elementares e com portfolio 100% sob demanda. “A inovação está crescendo tanto que daqui a pouco vai ser inerente ao nosso negócio, não sendo possível diferenciar o que é proveniente dela e o que é tradicional”, explica Luís Felipe.
Outra tendência do setor que está sendo vista pela MAG Seguros é o aumento da busca de seguro de vida por jovens. O executivo explicou que a empresa registrou um crescimento de 36% de novos clientes com até 30 anos de idade no primeiro quadrimestre de 2021 quando comparado com 2020. Dentre as coberturas mais contratadas estão as voltadas à sobrevivência e impacto de renda em razão de problemas com a saúde, como Diária por Incapacidade Temporária, Doenças Graves, Cirurgias e Diária por Internação Hospitalar.
“A gente tem menos de 15% das famílias brasileiras com Seguro de Vida. Quando olhamos para países com economias semelhantes à nossa, vemos, por exemplo, que estamos abaixo até mesmo do México, que tem 20% das casas cobertas. Isso mostra que temos um espaço enorme de crescimento e a pandemia abriu uma porta para falarmos sobre o tema. Precisamos levar a mensagem da importância do seguro para a tranquilidade das pessoas e mostrar a importância dele para a segurança de todos”, finaliza o diretor.