Turistas de todo o País têm procurado viagens que propaguem segurança. Cada vez mais, pessoas de todas as idades demandam questões sobre seguro viagem: o que cobre, como acionar, qual melhor produto para determinado destino e, principalmente, se o produto comercializado contempla a cobertura de covid. Traremos aqui algumas dicas para você, profissional do Turismo.
Cobertura para covid – a cobertura para casos de covid está disponível no seguro viagem, mesmo se tratando de uma pandemia. Assim como no seguro de vida, algumas seguradoras definiram absorver o risco para os casos de despesas médicas e hospitalares (em sua maioria) e repatriações (quando contratado à parte).
São oferecidas coberturas com limites de US$ 5 mil a US$ 50 mil. Alguns fornecedores incluem a cobertura como benefício do produto, sem cobrar nada a mais por isso. Outros facultam ao cliente a contratação como opcional. Em ambos os casos, o aconselhado é a contratação do seguro viagem e a observação sobre as restrições do país de destino: se é exigida cobertura mínima para covid e se será necessária a apresentação do certificado de vacinação e teste PCR. Essas exigências devem ser verificadas pelo menos com 72 horas antes do embarque.
Viagens para passageiros Melhor Idade – Há alguns anos e cada vez mais, pessoas acima de 70 anos estão contratando viagens internacionais, sejam elas em grupo ou individuais. Esses passageiros se preocupam muito com a qualidade da viagem, normalmente utilizando roteiros mais longos. São passageiros mais detalhistas. Para esse público, as empresas de seguro viagem oferecem cobertura para até 99 anos.
A oferta de produtos e serviços em relação ao seguro altera após os 60 anos e normalmente a alteração se dá na tarifa e na restrição de coberturas a serem oferecidas.
Passageiros acima de 85 anos são aceitos na cobertura de Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas limitada a US$ 30 mil, em alguns casos a cobertura de covid está inclusa e limitada a US$ 10 mil.
Central de Atendimento – Muitos passageiros têm dúvidas sobre o atendimento no Exterior, e é comum os agentes de viagens ouvirem alguns questionamentos, como: “Serei atendido no idioma local?”, “Não falo bem inglês, como vou me comunicar com o médico?”, “Posso pedir um médico no meu hotel?”, “O seguro viagem contempla o serviço de telemedicina?”, “Terei médico disponível em qualquer lugar do mundo?”, “O produto contratado é por evento?”.
Em sua grande maioria, as empresas de seguro viagem que possuem matriz no Brasil, oferecem aos passageiros o atendimento em português, o que ajuda muito na hora de explicar algum problema relacionado à saúde. Além disso, o atendimento pode ser feito via mensagem por WhatsApp (usado por mais de 70% dos chamados), gerando praticidade e agilidade.
Algumas empresas disponibilizam o contato direto com sua central na hora da consulta médica, caso o médico não fale português, o que ajuda na tradução e no entendimento das prescrições.
Dependendo do destino e do problema mencionado no atendimento em relação à saúde, pode ser enviado um médico para o hotel ou mesmo residência. O que demanda agendamento, haja vista que pode levar algum tempo, dependendo do horário e localização.
Para casos mais graves ou dependendo dos sintomas, será indicado uma clínica ou mesmo hospital. É imprescindível a ligação para a central de atendimento do seguro viagem contratado, ela direcionará o passageiro e dará o auxílio necessário. Algumas condições gerais facultam a possibilidade por livre escolha de médicos e hospitais. Caso o passageiro se dirija diretamente, será tratado por análise de reembolso, onde o passageiro deverá pagar pelo atendimento.
Em alguns lugares, dependendo do país/ cidade, não existe clínica ou hospital credenciado (o que é exceção). Nesses casos, será oferecido atendimento por reembolso ou mesmo o serviço de telemedicina, o que é cada vez mais aceito e utilizado em viagens.
É importante observar também na hora da contratação do seguro viagem se as coberturas são por evento ou se é somente aquele limite para todos os eventos ocorridos na viagem. Este detalhe tem um impacto muito maior quando se trata de viagem de longa duração: quando, por exemplo, o passageiro contrata US$ 60 mil por um período de um ano e, no primeiro sinistro, logo no início da viagem, é necessária uma internação e o custo total fica em US$ 57 mil. Com isso, o passageiro terá somente US$ 3 mil para utilizar em qualquer outro problema até o final da sua viagem. O ideal é sempre oferecer um produto que garanta coberturas por evento, mesmo nas viagens de curta duração.
De acordo com pesquisas recentes, 88% dos passageiros afirmaram que é preciso que se sintam seguros ao viajar em meio à pandemia, isso significa que a exigência e a procura por um seguro viagem que se adeque às necessidades dos passageiros está cada vez mais indispensável.
Seguem abaixo alguns casos de atendimentos no Exterior para exemplificar o quanto é importante um produto adequado ao perfil e idade do passageiro:
Caso nos Estados Unidos em que o passageiro foi ao hospital e recebeu alta no mesmo dia:
Idade: 72 anos
Local: Los Angeles Sintomas: dor no peito e cansaço
Diagnóstico: estenose grave, realizou angioplastia com colocação de stent
Total do Atendimento: US$ 201.742,09
Plano Contratado: Multiviagens com US$ 60 mil de cobertura médica
Valor pago pelo Seguro: US$ 60 mil (limite da cobertura contratada)
Valor pago pelo passageiro: US$ 141.742,09/R$ 760.871,54 (câmbio R$ 5,36)
CUSTOS ENVOLVIDOS: Implantes: US$ 33.498,00 Emergência: US$ 14.062,00 Cateterismo: US$ 102.437,35 Medicação: US$ 6.013,64 Recuperação: US$ 11.653,56 Exames: US$ 34.077,54
Caso de atendimento em Punta Cana, República Dominicana:
Idade: 43 anos Local: Punta Cana
Sintomas: Dor no quadril, febre, calafrios e mal-estar
Diagnóstico: Covid-19
Total do Atendimento: US$ 13.312,07
Cobertura contratada: US$ 10 mil (Covid)
Valor pago pelo Seguro: US$ 10 mil (específico para covid)
Valor pago mais pelo passageiro: US$ 3.312,07/R$ 16.655,40 (câmbio R$ 5,02)
CUSTOS ENVOLVIDOS: Atendimento na emergência e internação de 5 dias – US$ 13.312.07
Mais que oferecer sua experiência na hora da venda, o profissional de Turismo colabora para deixar o viajante mais seguro, principalmente em relação à covid-19, e aos possíveis custos com atendimentos médicos e/ou hospitalares em viagens, sendo ela nacional ou internacional”