Estratégia faz parte do compromisso global da companhia com a equidade de gênero
A igualdade de gênero é um direito fundamental e considerado essencial para construir um mundo mais pacífico, próspero e sustentável. Segundo dados da ONU, mulheres e meninas representam metade da população mundial e proporcionar trabalho e direitos básicos de educação e saúde são primordiais para melhorar a qualidade de vida delas – o que impacta em toda a sociedade. Por isso, em 2015, ficou definido que “alcançar a igualdade entre os gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas” seria o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dentro da Agenda 2030 — meta da ONU para tornar o mundo mais sustentável.
A MAPFRE vem atuando em prol desse compromisso nos últimos anos com uma série de iniciativas alinhadas a ele. Em 2020, a companhia assinou um pacto com a ONU Mulheres e se comprometeu globalmente a assegurar que 45% das vagas em postos de responsabilidade sejam ocupadas por mulheres. Em janeiro de 2022, a MAPFRE já havia chegado a 41% de profissionais no Brasil.
Uma das principais iniciativas desse compromisso é o Programa de Liderança Feminina, criado para capacitar e preparar mulheres para uma evolução de carreira. Em sua primeira edição, em 2020, o projeto capacitou 34 mulheres por seis módulos que envolveram temas como jornada de desenvolvimento, conexões estratégicas e lideranças em rede. Três colaboradoras já foram promovidas e uma nova turma de 30 mulheres está prevista para começar em abril de 2022.
“A MAPFRE conta com uma Política de Diversidade e Igualdade de Oportunidades, que pretende consolidar a cultura do respeito às pessoas, comportamentos favoráveis e abertos à diversidade, assim como garantir a igualdade efetiva de oportunidades. Hoje, aqui no Brasil, temos 1.821 colaboradoras, o que representa 59,59% do total de funcionários da MAPFRE.”, conta Simone Negrão, líder da Comissão de Equidade de Gênero da companhia.
A Comissão de Gênero, liderada por Simone, também conta com a presença do CEO, Diretor de RH e executivas das mais diversas áreas da empresa. O grupo é responsável por analisar, criticar e aprovar as propostas sugeridas, além de garantir a manutenção da cultura de equidade de gênero na empresa.
“Também estamos atuando em treinamentos e workshops voltados para toda a companhia — com a proposta de trazer um olhar mais atento à diversidade para os funcionários. Enquanto os gestores participam de uma capacitação, os colaboradores estão tendo a oportunidade de participar de um e-learning de viés inconsciente.”, explica Simone.
Em 2022, as políticas de igualdade de oportunidades da MAPFRE foram celebradas pelo Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero (Gender Equality Index), que a colocou ao lado de outras 417 empresas como uma companhia que obteve uma pontuação dentro do limiar global estabelecido e que reflete a divulgação e o sucesso dessas iniciativas. Além disso, no final de 2021, a MAPFRE também foi reconhecida pela Women on Board (WOB) pela participação de mulheres em seu conselho de administração.
Além das iniciativas citadas, a MAPFRE também desenvolve ações que visam a facilitação da vida profissional e pessoal das colaboradoras, a igualdade salarial entre homens e mulheres e ações de voluntariado dirigidas a mulheres e meninas em risco de exclusão.
“O processo rumo à equidade de gênero é contínuo e nós, na MAPFRE, seguiremos promovendo iniciativas em prol da causa pelo tempo que for necessário. Mas tenho certeza de que estamos caminhando para um mundo mais igualitário e diverso.”, conclui a executiva.