O avanço feminino no mercado de trabalho é incontestável e, no mercado de seguros, que era predominantemente masculino, esse avanço tem acontecido em uma velocidade elogiável. O que foi conquistado até agora mostra a capacidade e competência feminina em um setor importante da economia. O CQCS vem apresentando um especial que mostra a participação das mulheres no mercado de seguros. São mulheres que abriram portas e mostram que a diversidade de gênero é um fato incontestável e que beneficia a todos. Luciana Bastos, diretora da área de desenvolvimento de produtos de vida para os diversos segmentos de atuação da Icatu Seguros, está entre elas.
Formada em Ciências Atuariais, Luciana conta que gosta muito do pensamento lógico e objetivo. “Gosto muito de desafios e logo no início da minha jornada acadêmica decidi cursar, concomitantemente, administração de empresas na UFF (Universidade Federal Fluminense).
Era uma rotina de muito estudo e deslocamento de Niterói, onde morei por grande parte da minha vida, até os diversos campus da UFRJ, predominantemente na Ilha do Fundão”, recorda.
Quando começou a procurar estágio, a executiva decidiu priorizar a faculdade de ciências atuariais, onde conseguiu um estágio, mas assim que terminou o curso, retomou os estudos em administração de empresas. “Hoje, acredito que foi uma excelente escolha a combinação de uma graduação extremamente técnica com outra que trazia temáticas mais abrangentes e cotidianas”, diz.
Luciana está no mercado de seguros há 22 anos, dos quais 19 deles são na Icatu. “Comecei minha carreira em consultoria atuarial focada para fundos de pensão. Na Icatu Seguros, já passei por diversas áreas como produtos de previdência, fundo de pensão multipatrocinado, atuarial e, atualmente, em produtos de vida”, revela.
A executiva considera que sua principal conquista foi ter a independência financeira aos 21 anos, quando já ajudava a pagar as contas da casa, no período em que os pais se separaram. “Foi um momento de realização, onde percebi que a responsabilidade tinha chegado de vez e que isso seria para sempre. Sou uma pessoa que preza pelo planejamento e sempre é uma conquista quando um plano se concretiza. Podem ter obstáculos no caminho, mas certamente procuro encará-los como uma forma de aprendizado e fortalecimento”, diz.
Ela diz que teve dois momentos marcantes na carreira: um foi a entrada no programa de coaching coordenado pela Icatu, em 2008. “Tive a oportunidade de fazer um exercício de autoconhecimento profissional. Foi muito importante para dar os próximos passos na minha carreira”, recorda. E o outro foi a promoção a diretora. “Eu estava grávida de cinco meses da minha filha, que hoje já tem cinco anos de idade”, recorda.
Luciana diz que a participação das mulheres na área de produtos no setor de seguros é algo natural. “Não vejo algo que impeça a exposição e a ocupação de mulheres em cargos de liderança. Há uma estatística, mas que pode e vem sendo modificada. E, para mim, nunca foi um número intimidador. É muito comum eu ser a única mulher em mesas de debate em congressos e só percebo quando alguém comenta”, diz.
Por isso, Luciana defende que sempre há espaço para um bom profissional e que, principalmente, respeite as pessoas e execute sua missão de forma ética.
Luciana não gosta de segregar visão de futuro por gênero. “O ser humano é único e cada um que queira atuar no mercado de seguros poderá se desenvolver para trilhar seus caminhos que, muitas vezes, é desconhecido”, defende.
Para ela, o mercado é apaixonante. “Fazer com que a população tenha mais informação e proteção para os diversos riscos a que estamos submetidos é um papel social que devemos assumir com muita responsabilidade. A cadeia produtiva deste setor é enorme e tem muita oportunidade”, sinaliza.
Luciana diz que as mulheres não devem desistir dos sonhos. “Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”, finaliza.
Mês da Mulher no CQCS
Essa matéria faz parte da programação especial promovida pelo CQCS para o Mês da Mulher.
Durante todo o mês de março serão abordados temas como liderança feminina, mulheres como destaque nas vendas de seguros, na área comercial, tecnologia, marketing, entre outras. Além disso, uma mulher de grande relevância no mercado será homenageada por dia através de uma matéria.