Atualmente, há no Brasil, mais de
141 milhões de pets, entre cães, gatos, aves e outros, de acordo
com estimativa da companhia de serviços de assistência, Europ
Assistance Brasil (EABR). Segundo relatório da consultoria Grand
View Research, o setor foi avaliado em US$ 8,3 bilhões em 2021 e
deve alcançar US$ 32,7 bilhões em escala global até 2030.
A crise econômica estimula o
mercado de seguros para pets, já que os tutores buscam o serviço
para tentar driblar os altos custos dos cuidados veterinários. Para
o consumidor, há muitas vantagens. Afinal, ao contrário de planos
de saúde pet, que se limitam à assistência veterinária, as
assistências podem oferecer amplas gamas de serviços, como
hospedagem e transporte.
Rogerio Guandalini,
Diretor Comercial e de Marketing da Europ Assistance Brasil,
destacou que as soluções pet já fazem parte do portfólio da
companhia há alguns anos. “Desde o ano passado temos investido
ainda mais na diversificação de nossos produtos, como por exemplo,
a assistência psicológica à família em caso de perda de um pet,
pois sabemos que os bichinhos são como membros da família, e a
orientação remota de saúde, seguindo a nova onda de Telemedicina”,
afirma.
A Europ Assistance oferece
mais de 20 soluções que podem auxiliar os clientes em casos de
emergências ou momentos de conveniência, como: consulta veterinária
e cirurgia emergencial, internação, exames laboratoriais,
hospedagem, funeral, entre outras”.
Rogerio Guandalini, Diretor
Comercial e de Marketing da Europ Assistance Brasil, destacou que
procura por esse tipo de assistência tem crescido no país, seguindo
as tendências internacionais. “Sabemos que esse é um mercado que
vem crescendo a cada ano, e, com a pandemia, notamos um aumento de
aproximadamente 30% na procura por serviços voltados aos pets.
Temos investido bastante em novas soluções e capilaridade de
atendimento, garantindo modelos de credenciamento de clínicas
veterinárias e pets de forma simplificada, a fim de atender a
população brasileira sem restrições”.Para o especialista, este é o
momento ideal para investir no setor. “O segmento vem crescendo
acima da casa de dois dígitos nos últimos anos, e a procura de
serviços também. Tanto o mercado segurador, como o mercado
varejista estão incluindo em seu portfólio de produtos os serviços
voltados ao mundo pet, para atender a nova formação das famílias
brasileiras e suas necessidades”, conclui.