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Seguros Unimed estima economia de R?7 milhões anuais com uso de machine learning na identificação de fraudes e abusos

Fonte: CQCS Data: 07 fevereiro 2023 Nenhum comentário

Empresa de tecnologia especializada em plataformas de inteligência artificial, a Seguros Unimed estima o potencial de redução de custos

Seguradora atua em parceria com DataRobot para agregar eficiência à operação.

Machine learning é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas de diversos segmentos para prever padrões e otimizar operações, inclusive evitando gastos desnecessários.

Após parceria com a norte-americana DataRobot, empresa de tecnologia especializada em plataformas de inteligência artificial, a Seguros Unimed estima o potencial de redução de custos na ordem de R?7 milhões anuais. 

Por meio dessa iniciativa, a seguradora já implementou 12 modelos de identificação de padrões em projetos nas áreas Atuarial, de Odontologia e Contas Médicas, com o objetivo de otimizar a precificação e a previsão de custos, identificar fraudes e churn de prestadores e evitar fraudes ou abusos em reembolsos, respectivamente. 

“Sabemos que as fraudes são um dos principais desafios da saúde suplementar no Brasil. Em outubro de 2022, a FenaSaúde denunciou um esquema que custava R? 40 milhões em reembolsos solicitados por empresas de fachada. Estamos sempre combatendo essas ações para poder investir recursos no melhor atendimento ao segurado”, afirma Wilson Leal, diretor Executivo de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed.

O executivo explica que a ideia é aplicar inteligência artificial em todos os departamentos da Companhia.

“No Marketing, a IA pode nos auxiliar tanto na identificação de clientes com propensão de cancelamento, nos permitindo trabalhar em propostas para retê-los, quanto junto àqueles em que uma venda cruzada pode ser bem-sucedida. Em Vendas, é possível aplicá-la para ter uma visão da performance dos corretores e identificar redes de prospecção”, completa.

Sediada em Boston, a DataRobot está entregando a próxima geração de IA, atendendo grandes organizações de diversos países e segmentos.

“A inteligência artificial está gerando eficiência e impactos significativos, ajudando as empresas a melhorar seu entendimento da base de clientes, extrair insights para reduzir tempo de espera e oferecer ofertas personalizadas. Além de aprimorar a experiência do cliente, seguradoras como a Seguros Unimed, podem sentir os resultados diretamente em sua performance financeira. O retorno do investimento em inteligência artificial é claro, rápido e replicável em outras linhas do negócio”, conta Drey Dias, diretor Brasil da DataRobot.

 

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