Usuário terá acesso às informações lançadas no Prontuário Médico no sistema informatizado. Expectativa é de que a certificação digital seja disponibilizada aos clientes ainda no primeiro trimestre de 2013
A Micromed Sistemas está em processo final de implantação do certificado digital ao sistema do prontuário eletrônico do paciente (PEP), por meio de parceria com a E-VAL, empresa especializada em serviços e soluções focada em Segurança, Certificação Digital e Business Intelligence. Com o certificado digital, os profissionais da saúde não precisarão mais assinar os prontuários médicos no papel, e poderão fazê-lo eletronicamente.
O principal objetivo do projeto é possibilitar ao usuário o acesso às informações lançadas no atendimento do paciente (Prontuário Médico) no sistema informatizado, gerando grande economia com impressão e arquivamento de prontuários, além de maior segurança no armazenamento das informações e agilidade no manuseio e em processos de pesquisa das informações clínicas.
O certificado emitido pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) personifica o cidadão na internet e garante, com base na legislação, validade jurídica aos seus atos e documentos.
“Nesse momento estamos na etapa final de aquisição e compreensão do ferramental técnico. Finalizada essa etapa, daremos continuidade ao projeto com a implementação da funcionalidade do certificado digital ao módulo de prontuário eletrônico do paciente”, explica Vilmar Alcides Burguesan, diretor de Marketing e Vendas. A expectativa é de que a certificação digital seja disponibilizada aos clientes ainda no primeiro trimestre de 2013
A Micromed também contratou uma consultoria especializada em certificação digital para o prontuário eletrônico do paciente. Foram realizadas diversas reuniões e estudos focados na compreensão do tema com o objetivo de facilitar a guarda e manuseio de prontuários, inclusive com a aquisição de material didático especializado e realização de treinamentos focados neste tema.
Estudos para implantação da certificação digital
Em 2011, a Micromed Sistemas iniciou os estudos para utilização nos módulos assistenciais (Prontuário Eletrônico do Paciente) em todas as plataformas de produtos.
Os principais passos realizados para o estudo e compreensão dessa tecnologia foram: entendimento da teoria de certificado digital, entendimento do ICP Brasil e suas normas, compreensão referente à criptografia e seus formatos, teoria da assinatura digital, tecnologia, objetivos e legislação, entre outros. Como projeto piloto, foi implementado o módulo de NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica).