As seguradoras apostam cada vez mais na oferta de pacotes diferenciados de previdência privada e no tratamento individualizado dos participantes para enfrentar a concorrência dos bancos, que têm o trunfo de carteiras mais robustas e maior capilaridade para o atendimento. Elas também aproveitam o mercado em ascensão em virtude do ambiente macroeconômico, principalmente com a queda da taxa básica de juros que leva os investidores a procurar alternativas às aplicações em renda fixa, e do pleno emprego, que faz com que as empresas tentem ampliar os benefícios concedidos aos empregados para reter mão de obra.
"No passado, plano de previdência era coisa só de empresas grandes. Agora, pequenas e médias empresas têm se interessado mais por esta modalidade de benefício", afirma Renato Terzi, vice-presidente de vida e previdência da SulAmérica Seguros. "O plano de previdência privado é um benefício cada vez mais reivindicado pelos empregados", afirma Eduardo Freitas, vice-presidente da Mapfre Previdência. "A cada ano cresce o conhecimento do público, pessoa física ou empresa, sobre a previdência privada. Esse amadurecimento contribui para que o segmento ande na contramão em um ano difícil para a indústria financeira", endossa Plínio Sales, diretor de produtos de previdência da Icatu Seguros.
A SulAmérica Seguros, que até setembro tinha R$ 3,14 bilhões e cerca de 170 mil participantes na carteira de planos de previdência, foca no cliente mais preocupado com o futuro do que naquele que busca apenas alternativas de investimento. O carro-chefe é a modalidade PGBL, que representa 65% dos ativos em previdência da seguradora. As estratégias em um mercado cada vez mais sofisticado são a venda qualificada e a oferta de soluções como os fundos Prestige Inflatie Prev e o Prestige Total Prev.
Os dois são voltados para clientes de alta renda, com aplicação mínima de R$ 200 mil e gestão ativa dos recursos. O Inflatie Prev tem, no mínimo, 95% dos rendimentos atrelados ao Índice de Mercado Anbima B, que reflete o mercado de papéis públicos vinculados ao IPCA mais taxa de juros. Já o Prestige Total Prev aloca até 49% dos recursos em carteira diversificada de ações de companhias abertas com potencial de valorização e perspectivas de retorno em longo prazo sem a obrigação de acompanhar os principais índices da bolsa de valores. "Em 2012, lançamos o produto Previdência PME, para pequenas e médias empresas, que serve muito bem nas companhias com pouca capacidade operacional", diz Terzi.
O foco da Mapfre Seguradora é o público de média e alta rendas e pequenas e médias empresas. O serviço de atendimento diferenciado e a qualidade na gestão de ativos são atrativos no segmento. Ainda que a economia do país não retome um ritmo acelerado de crescimento no próximo ano, a expectativa é de que o brasileiro passe a olhar mais para a previdência por causa do aumento da renda média e da estabilização nas necessidades de consumo. "Nossa preocupação fundamental é que o cliente compre o produto que seja o mais adequado ao seu perfil", afirma Eduardo Freitas.
A Icatu Seguros lançou a família de produtos Contrate Fácil, focada nas pequenas e médias empresas, com produtos de seguros de vida e de previdência que atendem a companhias de três a 500 funcionários preocupadas em conceder benefícios como forma de atrair e reter profissionais. As contribuições permitem a dedução no Imposto de Renda de até 20% da folha de pagamento dos participantes do plano. A contribuição é definida a partir de um valor fixo ou de um percentual sobre os salários e existe tanto na modalidade PGBL quanto VGBL.
"Apostamos muito em produtos com perfis diversificados para que o cliente não fique preso a uma carteira conservadora. Isso exige uma estratégia especial de investimento no relacionamento com os parceiros, corretores ou bancos de varejo", diz Plínio Sales, da Icatu Seguros. (PV)