Até o momento, segundo Secretaria de Saúde, foram registradas 25 mortes.Número de notificações teve aumento de quase 500% em relação a 2011.
No período de 11 meses, referentes aos meses de janeiro até a primeira semana de dezembro, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso notificou 41.771 casos de dengue em todo o estado. Na última semana houve um aumento de 681 casos registrados e até o momento foram registrados 25 mortes, sendo 20 confirmados e cinco ainda em investigação. O caso mais recente ocorreu no município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, onde uma dona de casa de 39 anos morreu por complicações de dengue. A morte foi confirmada do último dia 28, dois meses após a morte, segundo a Vigilância Sanitária do município.
Cuiabá, a capital do estado, tem a notificação de 10.557 casos de dengue, sendo 55 de casos graves. Em Várzea Grande a notificação é de 3.018 casos de dengue, sendo 22 de casos graves. Em Sinop, a notificação é de 5.955 casos, sendo 11 casos graves e, em Rondonópolis, a notificação é de 1.428 casos da doença, sendo 03 casos graves.No mesmo período do ano passado, a Secretaria registrou 10.209 casos, o que representa um aumento de 479% no número de casos registrados.
Naquele período, Cuiabá teve 1.219 casos de dengue notificados.Medidas de prevençãoA Secretaria de Estado de Saúde recomenda medidas simples de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Entre elas estão manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente.
Também é recomendável remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.No caso dos vasos de plantas, a recomendação é encher os pratinhos que ficam embaixo dos vasos até a borda. Se não tiver colocado areia, o pratinho deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias, além de colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais.