A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, em seu portal, o Espaço de Qualidade, destinado a consulta de informações e indicadores de qualidade de saúde suplementar pelos beneficiários. "Com o Espaço da Qualidade estamos dando ao cidadão mais uma ferramenta de transparência, facilitando o acesso à informação na hora de escolher ou mudar de plano",
Também foi apresentado o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), componente do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. O IDSS avalia as operadoras em quatro dimensões: assistencial, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação do beneficiário tomando como base o cumprimento às normas estabelecidas pela ANS.
O IDSS traz pontuações que vão de 0 a 1, em que zero é o pior resultado. No Espaço da Qualidade, o cidadão pode obter informações de como sua operadora está posicionada em relação às pontuações ou até usar o IDSS como critério para escolher o plano de saúde.
O Espaço da Qualidade reúne ainda informações como Índice de Reclamações, Programas de Qualificação das Operadoras, IDSS, Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, a lista dos planos com comercialização suspensa pela ANS e Programa de Acreditação de Operadoras, segundo a ANS.
Avaliação mais recente da ANS dá conta de que, no ano passado, 60% das operadoras de saúde médico hospitalar e odontológicas ficaram entre as duas melhores faixas do IDSS. A avaliação englobou 1.239 operadoras, das quais 735 tiveram as melhores notas e reúnem 45.735.930 beneficiários. O resultado de 2011 superou, com folgas, o do levantamento de 2010, quando 482 operadoras (31% entre 1.517 pesquisadas) ficaram nesse patamar de qualidade.
Em contrapartida, o número de operadoras com menores notas( de 0 a 0,1) teve forte queda, de 383, em 2110, para 54, no ano passado. Nesse grupo, as operadoras contam com 474.056 beneficiários.
O IDSS é um resumo sintético do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar responsável pela avaliação das operadoras. Para entender melhor, o cuidado à saúde daqueles que contratam planos de saúde é feito por meio do Índice de Desempenho da Atenção Saúde. Quanto à gestão, se foi eficiente e equilibrada em relação à receita e despesa é feito pelo Índice de Desempenho Econômico-Financeiro; E o Índice de Desempenho de Estrutura e Operação indica a estrutura necessária à prestação de serviço.
Quanto à aceitação e aprovação dos serviços prestados por parte dos beneficiários, por meio do Índice de Desempenho da Satisfação dos Beneficiários. Quarenta por cento do valor do IDSS é dado pelo desempenho da operadora na dimensão Atenção à Saúde; 20% a Econômico-financeiro; 20% a Estrutura e Operação e 20% a Satisfação dos Beneficiários. Esses índices são calculados com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da ANS, cujo envio é feito pelas operadoras ou coletados pela Agência nos sistemas nacionais de informações em saúde.