SulAmérica é a operadora de grande porte mais reclamada pelo terceiro mês consecutivo
Pelo terceiro mês consecutivo, a SulAmérica foi a operadora de plano de saúde com maior índice de reclamações de clientes entre as empresas de grande porte, segundo o ranking mensal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as empresas de médio porte, também pela terceira vez, lidera a lista de queixas a operadora Ideal.
Boa parte das operadoras mais reclamadas em dezembro foram punidas pela ANS por falhas no atendimento ao consumidor e a partir desta segunda-feira (14/01) não poderão mais comercializar alguns de seus planos (veja a lista dos 225 planos suspensos pela ANS).
No site da ANS, e mais especificamente no link “Índice de Reclamações”, é possível observar o número de reclamações das operadoras nos últimos seis meses e o índice de reclamação nos últimos 24 meses.
O índice apresenta o número médio de reclamações para cada 10.000 clientes nos seis meses anteriores. Para isso, o número de reclamações dos últimos seis meses é dividido pelo número de beneficiários do mesmo período e o resultado é multiplicado por 10.000. Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações, evitando-se que as empresas com mais clientes fiquem sempre nas primeiras posições do ranking apenas pelo maior número de beneficiários, ou que as empresas com menos clientes fiquem sempre nos últimos lugares.