As temperaturas aumentaram, mas os cuidados com a gripe A devem continuar. A diferença é que, com o calor, a sobrevida do vírus H1N1 no meio ambiente é mais curta, circulando entre 20 a 30 minutos, ao contrário do inverno, quando ele sobrevive até oito horas. Este é o alerta de Jaime Rocha, infectologista do Laboratório Frischmann Aisengart.
O especialista explica que a gripe A é transmitida pelo contato com secreções contaminadas. Por isso, medidas simples de higiene ajudam a conter a transmissão. “As aglomerações em casas de veraneio, por exemplo, podem favorecer o contágio”, lembra.
Rocha reforça que manter os cuidados tomados no inverno podem, além de diminuir os casos da gripe, prevenir outras doenças infectocontagiosas, como conjuntivites, viroses respiratórias, infecções por rotavírus e doenças próprias da infância. Os cuidados de higiene devem ser acompanhados por uma alimentação correta e pela ingestão abundante de líquidos. Quem já está doente deve redobrar os cuidados e evitar ainda mais as aglomerações.
As principais recomendações para evitar a proliferação da gripe são:
- Ao tossir ou espirrar, cubra sempre o nariz e a boca com lenço de papel. Em seguida, jogue-o no lixo.
- Não compartilhe pratos, talheres, copos, toalha e objetos de uso pessoal.
- Lave as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar, ao chegar em casa, antes e após as refeições e quando for ao banheiro. Se quiser, pode usar o álcool para a desinfecção.- Prefira ambientes arejados e sem aglomeração de pessoas.
- Em caso de recomendação médica, utilize máscaras cirúrgicas para proteger outras pessoas.