Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (17) no Diário Oficial da União estabelece recursos para ações de média e alta complexidade destinadas ao enfrentamento da gripe no estado de São Paulo.
De acordo com a publicação, foi considerada a necessidade de organização dos serviços ambulatoriais e hospitalares no combate à doença, tendo como base informações epidemiológicas fornecidas pela Secretaria de Saúde.
O montante de recursos estabelecido é R$ 12,7 milhões. Segundo o ministério, o estado deverá programar e pactuar, em conjunto com os municípios, a distribuição dos recursos, de acordo com a situação epidemiológica prevista ou detectada.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até hoje. Desde o início da campanha, em 15 de abril, até a última segunda-feira (13), 6,4 milhões pessoas haviam sido imunizadas em todo o estado. A meta é vacinar cerca de 7 milhões de paulistas.
A cobertura vacinal, até o momento, é menor entre as gestantes, com 293,9 mil doses aplicadas. Entre os demais grupos, foram vacinados 3,5 milhões de idosos com 60 anos ou mais; 662,4 mil crianças a partir dos 6 meses e menores de 2 anos de idade; 594,7 mil trabalhadores da saúde; 1,2 milhão de doentes crônicos; 67,7 mil mulheres no período de até 45 dias após o parto, e 5,3 mil indígenas.