O Grupo Santa Joana, especialista em cuidados na saúde da mulher, acaba de inaugurar um Centro de Endometriose. Localizada no bairro do Ibirapuera, na capital paulista, a nova estrutura foi idealizada para atender pacientes com endometriose, doença com alta incidência na população feminina. Entre os sintomas estão dor pélvica, cólicas menstruais e desconforto ao urinar ou evacuar. A doença é uma das principais causas de infertilidade feminina.
Segundo Ricardo Pereira, médico coordenador da equipe de cirurgia do centro, a nova estrutura busca uma abordagem específica para a doença para evitar a demora do diagnóstico, que pode ser atrasado em mais de dez anos. Esta demora não é uma situação específica do Brasil, e também acontece na Europa e nos Estados Unidos, diz.
O novo Centro terá uma equipe especializada em diagnóstico. Exames de ultrassom, mais adequados para esse tipo de averiguação, serão realizados na própria unidade. Nos casos em que houver necessidade de complementação com ressonância magnética, as pacientes terão a opção de realizar os exames no Hospital e Maternidade Santa Joana.
Confirmado o diagnóstico de endometriose, uma das formas mais eficazes de tratar essas pacientes é a cirurgia, cuja equipe será coordenada por Pereira. O espaço é equipado para procedimentos cirúrgicos pouco invasivos, como a laparoscopia cirúrgica, que remove lesões endometrióticas sem grandes incisões.
Entre 10 e 15% das mulheres em idade reprodutiva sofrem de endometriose. O o uso de equipamentos de imagem tornou o diagnóstico da doença mais preciso, mas as causas da endometriose ainda são desconhecidas.