Dois fundos de investimentos da Carlyle adquiriram o controle da corretora e gestora de planos de saúde Qualicorp. Uma fatia de 40% da empresa foi vendida ao Carlyle por uma outra gestora de fundos de private equity, a General Atlantic, que havia entrado na companhia em 2008 ao desembolsar US$ 100 milhões. Além disso, o Carlyle comprou parte das ações do antigo controlador.
O valor da transação não foi revelado. Porém, segundo comunicado enviado ao mercado, haverá uma injeção de recursos na companhia. Com esse dinheiro novo, a Qualicorp tocará um plano de diversificação dos produtos oferecidos, além de poder vir a fazer aquisições.
A expectativa da empresa é que a operação seja concluída em agosto e ainda estará sujeita à aprovação de órgãos reguladores brasileiros.
Heráclito Brito, diretor-superintendente do grupo Qualicorp, permanecerá no comando das operações da companhia.
Esse é o segundo investimento feito pelos fundos da Carlyle no Brasil. Em janeiro, a gestora fechou a aquisição de 63,6% da rede de agências de viagem CVC. Também anunciou que trazia ao Brasil cerca de US$ 1 bilhão, vindos de diversos fundos, para fazer investimentos nas áreas de varejo, educação e serviços financeiros. No caso da Qualicorp, os desembolsos foram realizados pelos fundos Carlyle Partners V e Carlyle South America Buyout Fund.
|