No mês de agosto, a operadora de planos de saúde com maior índice de reclamações dos clientes entre as grandes foi a Unimed Paulistana, segundo o ranking mensal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as empresas de médio porte, a campeã de queixas em agosto foi a LAM Operadora de Planos de Saúde.
No dia 9 de setembro, a ANS chegou a instaurar um Regime de Direção Fiscal na Unimed Paulistana, uma espécie de acompanhamento que ocorre quando são detectadas uma ou mais anormalidades econômico-financeiras ou administrativas graves, que coloquem em risco a continuidade ou a qualidade do atendimento à saúde dos beneficiários dos planos de saúde da operadora.
No site da ANS, no link “Índice de Reclamações”, é possível observar o número de reclamações das operadoras nos últimos seis meses e o índice de reclamação nos últimos 24 meses.
O índice apresenta o número médio de reclamações para cada 10 mil clientes nos seis meses anteriores. Para isso, o número de reclamações dos últimos seis meses é dividido pelo número de beneficiários do mesmo período, e o resultado é multiplicado por 10 mil.
Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações, evitando-se que as empresas com mais clientes fiquem sempre nas primeiras posições do ranking apenas pelo maior número de beneficiários, ou que as empresas com menos clientes fiquem sempre nos últimos lugares.
Veja a seguir o ranking da ANS das 20 operadoras de grande e médio portes mais reclamadas de agosto:
Operadoras de grande porte
Operadoras de médio porte:
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