A consultoria Plansul divulgou esta semana uma pesquisa que indica a variação de preços de planos de saúde corporativos oferecidos para as pequenas e médias empresas (PMEs). Realizado em setembro de 2013, o estudo aponta que, para planos básicos, os preços variam entre R$ 114 a R$ 170; para intermediários, entre R$ 188 e R$ 213; e top entre R$ 357 e R$ 459.
Os planos foram divididos nos níveis básico, intermediário e top, simulando as coberturas típicas para os níveis hierárquicos de uma empresa: funcionários em geral, gerentes e diretores, respectivamente. Para a comparação, foram selecionados apenas planos de grandes seguradoras com coberturas equivalentes.
Artur Maia, da Plansul, diz que a pesquisa é apenas um indicativo, mas que é necessário que as PMEs que desejam contratar ou substituir o seguro saúde dos colaboradores precisam fazer uma análise personalizada. Segundo ele, é possível às empresas que contratam ou renovam seguros, com auxílio de avaliações de mercado, obter reduções significativas de custos.
Dicas
De acordo com a Plansul, os três principais parâmetros que impactam o custo final de um seguro saúde, considerando perfis etários similares, são rede de hospitais, cobertura geográfica e reembolso.
1. Rede de hospitais e laboratórios
Se uma empresa trabalha com profissionais qualificados, considere incluir hospitais de padrão médio, como São Luiz e/ou Santa Catarina em São Paulo, ou Hospital Copa D’Or e/ou Clínica São Vicente no Rio de Janeiro. É recomendável observar a quantidade de hospitais próximos à empresa ou moradia dos funcionários.
Se a empresa está localizada na Zona Sul, por exemplo, não faz muito sentido contratar um plano cujos prestadores de serviço estejam concentrados na Zona Norte. É comum nestes casos a prática da contributariedade, por exemplo, quando o empregador subsidia até o limite da enfermaria e deixa a opção de apartamento por conta do funcionário.
2. Cobertura geográfica
Planos com cobertura nacional são mais caros do que aqueles restritos a grandes centros urbanos. Tipicamente, PMEs têm presença localizada e devem dar preferência ao segundo tipo. Se a empresa possuir representantes comerciais espalhados pelo país, é possível que surja o dilema de contratar um seguro para fábrica ou escritório central e outro para os empregados distantes. Lembre-se que gerenciar múltiplas seguradoras dá trabalho e pode não compensar pequenas diferenças de preço.
3. Reembolso
Normalmente é ofertado (e mais utilizado) pelo nível gerencial, ou acima. É importante porque permite que o usuário utilize um médico de sua confiança não credenciado à rede, com direito à reembolso (até limites pré-determinados) para consultas ou outros tratamentos. Com isso o usuário não fica restrito aos médicos do “livrinho”.