Venda corrobora vontade do fundador Paulo Barbanti de não entregar operadora aos concorrentes
A Bain Capital, gestora americana de private equity, adquiriu integralmente a operadora de planos de saúde paulistana Intermédica por cerca de R$ 2 bilhões, após vários anos recebendo ofertas. A informação foi publicada nesta segunda-feira (24) pelo jornal Valor Econômico. Em nota, a empresa confirma a operação, mas não o valor, e diz que a concretização do acordo ainda está condicionada à aprovação prévia da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Na mesma nota, Intermédica diz que não se manifestará sobre o negócio até que ANS e Cade concedam a aprovação prévia. Já Devin O’Reilly, diretor executivo da Bain Capital, disse que o negócio faz parte da decisão do grupo em expandir presença no Brasil.
As negociações concluídas no sábado (22) teriam começado em agosto de 2013 e terminaram com uma disputa entre três fundos, todos estrangeiros: Texas Pacific Group (TPG), KKR e Bain Capital – que também adquiriu no Brasil a Atento, do grupo Telefônica, por US$ 1,3 bilhão em outubro de 2012.
Segundo o jornal, com a aquisição o fundador da operadora, Paulo Barbanti, deixará as operações. Nos últimos anos, o executivo se opôs a ofertas feitas por operadoras brasileiras como a Amil, então de Edson Bueno, e chegou a manifestar predileção por uma venda para um fundo estrangeiro, o que acabou se concretizando. A operadora terminou 2012 com R$ 1,8 bilhão de receita, crescimento de 6,4% frente ao ano anterior, mas com lucro líquido 9% menos (R$ 50,6 milhões).
A Intermédica é dona da seguradora Notre Dame, voltada para um público de renda mais elevada e saúde preventiva, e pela operadora de planos dentais Interodonto, além de uma divisão voltada à saúde ocupacional. Nos últimos anos vinha fazendo uma série de investimentos na sua já grande infraestrutura própria, se valendo sempre de capital próprio e fugindo de empréstimos bancários, o que despertou a atenção de outros players do mercado.