A maioria das pessoas sabe que poupar dinheiro é uma das melhores estratégias para realizar um projeto pessoal daqui a alguns anos – ou mesmo para compor uma reserva financeira para casos de emergência. E muitos também sabem que a resposta para a pergunta “quando começar a poupar?” é “o quanto antes”. O que, porém, muitos não fazem a menor ideia é do “quanto deixa de ganhar” por começar a poupar tarde.
Para ilustrar e visualizar melhor esta dinâmica, a Brasilprev fez algumas simulações para demonstrar a questão acima.
Todos os exemplos têm como ponto de partida o montante que se objetiva acumular – R$ 1 milhão – durante 55 anos, considerando-se as mesmas taxas reais anuais (4,5% a.a.) e mensais (0,37% a.a.). O exercício, além de demonstrar a diferença no esforço do investimento mensal em diferentes idades, ilustra a seguinte análise: os recursos arrecadados em um longo período de contribuição fará com que o montante final seja composto por uma fatia maior dos rendimentos do que por aportes realizados, fazendo, assim, o tempo e a rentabilidade trabalharem por você.
Levando em consideração as idades iniciais para começar a poupar, vemos que investindo um valor de R$ 622,00 para uma criança de 11 anos, ela poderá ser milionária quando atingir 55 anos. Se a acumulação acontecer desde o momento do nascimento, o esforço financeiro cai quase pela metade.
Exemplos como esses representam uma ótima oportunidade para falar, desde cedo com os filhos, sobre educação financeira. Ao mostrar a importância de investir com disciplina e antecedência o dinheiro, aliado aos benefícios tributários e prêmios pelas aplicações no longo prazo, possivelmente estarão cultivando um futuro mais virtuoso, e quem sabe conquistando o sonho do primeiro milhão.