Desde a crise financeira desencadeada em 2008, a demanda pelo seguro Directors & Officers (D&O), que protege o patrimônio de executivos condenados por má gestão, está em alta. Até pouco tempo atrás esse era um produto comprado apenas pelas multinacionais e empresas listadas na bolsa. Hoje as pequenas e médias empresas movimentam volume significativo de negócios.
Há cerca de 40 seguradoras atuando com riscos financeiros, que juntas registraram R$ 200 milhões em vendas do produto D&O. Já é possível cotar o serviço pela internet. O preço varia de acordo com o setor de atuação, tamanho da empresa e abrangência geográfica, bem como a reputação dos executivos segurados. Segundo corretores consultados, o percentual vai de 0,1% a 3,5% do valor da cobertura contratada.
A Berkley Internacional tem apostado suas fichas nesse segmento. Temos investido para agilizar o processo de contratação nas regiões que mais demandam soluções para riscos financeiros, afirma Robert Hufnagel, vice-presidente. Entre os mais procurados ele cita o RC Profissional (E&O), que protege o segurado de danos causados a terceiros em virtude de erros e omissões durante a atividade profissional. O produto D&O é indicado para assegurar o patrimônio pessoal de diretores, administradores, conselheiros e estatutários, em casos de punição por atos de gestão.
A Argo Seguros também aposta na massificação dos seguros financeiros para PMEs e autônomos. Com forte presença nas mídias sociais, a seguradora afirma que o seguro, chamado Protector, garantirá cobertura caso o cliente queira receber uma compensação financeira por algum dano que a empresa tenha eventualmente causado a ele.
O seguro garantia já movimenta vendas acima de R$ 1 bilhão no Brasil. A principal modalidade são as apólices fechadas para contratos entre empresas privadas e órgão públicos, obrigatórias no país. O objetivo é garantir o cumprimento dos contratos, sejam eles de construção, fornecimento ou prestação de serviços. Entre os destaques estão as modalidades bid bond, que garante o preço ofertado em concorrências, e a performance, cujo objetivo é assegurar a execução dos acordos de fornecimento até o final da obra. Os preços das apólices variam entre 5% e 10% do valor licitado.