Por
Enio Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no
Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da
Business School São Paulo
Vender não é fácil. Mesmo para alguém como eu,
que atua há mais de 20 anos em vendas. E são vários os
questionamentos! Como cumprir metas cada vez mais agressivas? Onde
vou usar o meu tempo cada vez mais escasso? Onde estão as melhores
oportunidades? O que faço para vender mais? Posso prever o que vou
vender?
Estas questões ainda fazem parte do
meu cotidiano, mas a diferença é que hoje sei respondê-las. E para
auxiliar profissionais do setor, pontuo abaixo algumas estratégias
que considero primordiais para a obtenção de bons resultados em
vendas:
- Analise suas oportunidades e
rastreie seus ciclos de venda
Entenda o processo de vendas. Saiba
como, através de poucas informações, você poderá monitorar todos os
aspectos que o permitem rastrear o ciclo de vendas e entender em
que fase está
- Apure os seus riscos
Agregue sua experiência ao método de
vendas e, através de um modelo simples, você poderá avaliar os
riscos de não ganhar o negócio ou as chances de vencê-lo. Através
do entendimento do risco, você poderá prever suas vendas e utilizar
seu tempo com as oportunidades que realmente valem à
pena
- Avalie o esforço
necessário
A partir do tempo que falta para a
conclusão do negócio e os riscos apurados, aprenda como definir o
grau de esforço necessário (ou prioridade) para ganhar a
oportunidade e decidir o que fazer
- Tenha um coaching em tempo
real
Para cada nível de risco e esforço, e
dependendo do ponto em que se está no ciclo de vendas, você terá
uma dica de como se posicionar e o que fazer naquele momento. Nesta
etapa, o ideal é apostar em métodos de venda derivados das reações
naturais ao processo de compra baseado no fluxo das interações
entre vendedor e cliente, integrado na medida em que o ciclo de
vendas evolui para estágios especificamente definidos por
você
- Entenda o modelo de decisão para
validar sua intuição e experiência
É importante avaliar o ambiente de
vendas através de perguntas objetivas para validar o que a sua
experiência e intuição indicam naquele momento. Para você que está
começando, a dica ajuda a entender melhor sua situação e aponta
quais os melhores caminhos a seguir naquele momento.
Sobre a SalesWays
A SalesWays é especializada em
potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias
que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos
são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de
venda em prever e realizar receitas com precisão. A oferta da
SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de
Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson
(fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de
aplicativos ASPEC Experience e pelo programa de capacitação
em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management).