Artigo da Unesp é publicado em revista
internacional
Professores do Instituto de
Biociências da Unesp, Câmpus de Botucatu, escreveram artigo ‘School
activities in health education and their impact on parents’ na
publicação International Journal of Research in Education
Methodology.
Os autores apontam, no sumário, que
existe pouca evidência empírica para estabelecer o valor de
atividades na escola em educação em saúde em crianças e as
repercussões em suas famílias. A análise quantitativa de
intervenção na saúde e seus reflexos na família permitiriam a
quantificação de sua eficiência fora do ambiente
escolar.
O presente estudo utilizou
informações sobre piolho em cabelo de crianças. Foi realizada uma
amostragem randômica em alunos de terceira a quinta séries de duas
escolas públicas que utilizaram um módulo pedagógico sobre a doença
parasitária conhecida como pediculose. Seus responsáveis foram
convidados a responder um questionário com o objetivo de detectar
as suas opiniões sobre as informações recebidas e o impacto delas
sobre as suas famílias.
Dos 155 que responderam o
questionário, 89,9% eram pais dos estudantes. Foi verificado que os
alunos infectados apresentaram grande capacidade de influenciar a
família em ações contra os piolhos. A maioria desses responsáveis
apoiou as informações recebidas e declararam que estavam
satisfeitos com a escola por ter enfocado o tema.
Os pesquisadores concluem que, quando
o assunto pertence à realidade do estudante, a relação entre a
escola e a família se fortalece. A divulgação de pediculose, na
escola, portanto, auxiliaria a diminuir a distância entre a teoria
e a prática, em um processo de harmonização importante na educação
em saúde.
O artigo foi publicado a partir de
projeto do Programa Núcleos de Ensino da Unesp, financiado com
recursos próprios.
Acesso ao artigo completo
http://www.cirworld.com/index.php/IJREM/article/view/145N/pdf_11