O que advogados, administradores e engenheiros têm em comum com Corretores de Seguros? São profissões regulamentadas que garantem a eles o porte de uma carteira de identificação concedida pelos conselhos profissionais. Essa carteira vale como um documento oficial substituindo, em algumas situações, inclusive o RG. O Corretor de seguros também possui esse documento. A confecção dele é de responsabilidade da Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), mas há aproximadamente dois anos ela deixou de ser emitida.
Alguns Corretores reclamam da falta do documento já que ele ajuda a dar credibilidade junto aos clientes. Pensando nisso e também como forma de estimular os profissionais a estarem mais próximos do sindicato, o Sincor-SC decidiu suprir essa carência e passa a emitir uma carteira de identificação profissional aos profissionais catarinenses.
O presidente da entidade, Auri Bertelli, diz que a carteira é destinada apenas aos Corretores associados e ela vai oferecer alguns benefícios. Ele conta que na carteira vão constar dados como nome, número da Susep, se é sócio do sindicato. “Adquirimos uma máquina para confeccionar as carteirinhas que, além da identificação, servirá para que o Corretor possa usufruir dos benefícios que serão concedidos pelo sindicato, como descontos em estabelecimentos”. Bertelli diz que futuramente o Sincor-SC vai fazer convênios com estabelecimentos para garantir descontos e outros benefícios aos sócios. Ele lembra que há alguns meses o Sincor-SC fez um certificado para que os Corretores usassem no escritório identificando que ele é um profissional habilitado.[2]
Bertelli reforça que o documento que será expedido pelo Sincor-SC será oferecido apenas aos profissionais ligados ao sindicato e a validade deverá ser de um ano.