O Brasil foi o motor do negócio segurador na região da América Latina. É o que aponta o estudo “Evolução do mercado segurador latino americano 2003-2013”, elaborado pela Fundación Mapfre, mostrando que no País o segmento é, desde 2004, o de maior volume de prêmios da região, e seus lucros, por prêmios, se multiplicaram seis vezes mais na última década, superando os US$ 10 milhões em 2003, para US$ 67,3.
O documento, que analisou os dados estatísticos agregados de 18 mercados seguradores da região no período e os fatores que influenciaram sua evolução, mostra ainda que o seguro de vida foi o principal impulsionador do setor no Brasil durantes estes anos, cujo crescimento real sempre foi superior ao da economia. Inclusive, quando em 2009 o País sofria as consequências da crise financeira internacional, este ramo registrou alta de 18,8%.
Na evolução do seguro brasileiro, nos últimos dez anos, o VGBL teve influência significativa, já que foi o principal impulsionador do crescimento do setor segurador de um modo geral e do ramo de Vida devido a alguns incentivos fiscais que atraem recursos procedentes de fundos de investimento e de pensão. Em 2013, este tipo de seguro alcançou a cifra de R$ 62, 2 milhões (US$ 28,8 milhões), apresentando aumento nos lucros de 4,5%, em moeda local. O desenvolvimento fez com que o produto passasse a acumular share de 23% em 2003 para 43% em 2013.
Outro item que deve ser considerado ao analisar a evolução do Seguro de Vida no Brasil, segundo o levantamento, é o papel da oferta combinada de produtos bancários e seguros na sua distribuição.