Seguradoras de veículos têm inovado nas estratégias para atrair jovens consumidores. Alvos das maiores cobranças médias por esse tipo de serviço, os jovens têm se deparado com novas propostas e passaram a conseguir descontos sobre o valor da apólice.
Cursos de direção, desconto em estacionamentos de shopping e até motorista particular à disposição são algumas das tentativas das seguradoras para satisfazer clientes de até 24 anos. Na estimativa das próprias empresas, os consumidores mais novos podem chegar a pagar até 100% a mais pelo mesmo seguro de uma pessoa mais velha. Mas a situação começou a mudar em 2014.
Uma das iniciativas é da seguradora Porto Seguro, que lançou um programa específico para esse público-alvo. A empresa oferece até 30% de desconto no preço da apólice para o jovem que se dispor a ter monitoramento de velocidade do seu veículo e de tempo rodado durante a madrugada, além de participar de cursos teóricos e práticos de direção.
A proposta leva os segurados ao autódromo de Interlagos, na zona sul, para aprender na prática a enfrentar situações de risco no trânsito e a escapar deles sem problemas. São ensinadas técnicas de frenagem e direção evasiva e o desempenho é avaliado por especialistas.
Proprietário do centro de pilotagem e ministrador do curso, Roberto Manzini defende a eficácia do treinamento. “O jovem pensa que é onipotente ao volante. Aqui, com a experiência na prática, ele vê que não é bem assim e conseguimos notar em pouco tempo uma diferença de comportamento.”
O militar Arthur Sinelli, de 19 anos, participou do curso e elogiou a iniciativa. “Foi bom para treinar a situação de perigo. Na vida real só temos uma chance. Teria feito o curso, mesmo se não oferecesse o desconto”, disse após a aula em Interlagos.
A análise do perfil do segurado e a cobrança de valores diferentes para cada faixa etária é prática aplicada pelas seguradoras brasileiras há pelo menos 20 anos. Isso é explicado pela incidência de sinistros nesses tipos de consumidores.
“O que muita gente não sabe é que o jovem não só bate mais, mas ele tem mais carro roubado, se envolve mais em acidente envolvendo terceiros. Não é porque o ladrão escolhe faixa etária para roubar um carro, mas é porque o jovem se expõe mais ao risco”, explicou o diretor de automóvel e massificados da seguradora Sulamérica, Eduardo Dal Ri.
Mudança na análise
A análise estatística por vezes é injusta com quem é bom motorista e tem pouca ou nenhuma incidência de sinistro. Foi pensando nisso que as seguradoras passaram a interpretar melhor o perfil do segurado.
“O que acontece de fato é que existem sim jovens bons, que dirigem cautelosamente. A simples observação das estatísticas causaria uma grande injustiça. É isso que está em transformação no mercado. Nós estamos coletando uma série de informações a respeito desses jovens”, disse o diretor de seguros de automóveis da HDI, Fábio Leme.
A partir da análise de cada caso, as seguradoras têm conseguido oferecer descontos e adequar os preços ao longo do tempo de contrato a jovens que pouco se envolvem em acidentes e se expõem menos a situações de risco de furto ou roubo.
“Isso funciona como fator educativo. Sendo bom motorista ao longo do tempo, na sua renovação ele vai tendo bonificações e descontos adicionais que o vão premiando por trazer menos sinistros para as seguradoras”, disse Fábio Leme.
De acordo com o diretor de Auto da Porto Seguro, Marcelo Sebastião, os primeiros resultados sobre as iniciativas com os jovens poderão ser mensurados ainda neste ano. Preliminarmente, Sebastião exaltou o interesse do público em participar do programa. “Os segurados aprovam o formato do produto, pois sabem que precisam conquistar os benefícios oferecidos, sobretudo, os descontos.”
Sebastião destacou também a expectativa de um trânsito mais seguro a partir de um melhor relacionamento com esse tipo de cliente. “A nossa principal expectativa é ver a evolução no comportamento dos jovens motoristas, para que priorizem sempre a segurança.”
Outros benefícios oferecidos pelas seguradoras, apesar de serem ofertados para todos os clientes, têm sido utilizado prioritariamente pelo público jovem. É o caso de descontos em estacionamento de redes de shopping e o serviço de motorista particular, chamado de “motorista amigo”, da seguradora Sulamérica.