Com atendimento superior a 60 casos por mês, gerando relatórios e alto volume de papéis, o departamento Disque Sincor está trabalhando em uma ferramenta online para facilitar o registro de demandas dos corretores de seguros associados. O objetivo desse benefício é oferecer um sistema de gerenciamento de informações para organizar e melhorar o acompanhamento dos processos.
De acordo com a 2ª vice-presidente do Sincor-SP e diretora executiva responsável pelo departamento, Simone Martins, o sistema será fornecido pela plataforma Guinzo. "Começamos a utilizar a solução internamente em outubro, cadastrando todos os processos que já estavam abertos desde maio. Queremos transformar o Disque Sincor em uma verdadeira câmara de conciliação, sendo a nova plataforma um ponto de referência entre o corretor e o mercado", afirma.
A solução é mais um benefício do Sindicato para o associado, cujo formulário, em breve, ficará disponível no site da entidade (www.sincorsp.org.br). Assim, o corretor de seguros poderá dar abertura nas reclamações e solicitações ao Disque de maneira prática e rápida.
Para isso, bastará ao profissional acessar o portal, preencher a ficha e anexar toda a documentação necessária dependendo da situação (apólice, negativa, boletim de ocorrência, comissão pendente etc). Após o envio, ele receberá, automaticamente, um e-mail informando o número de protocolo e os dados do responsável que acompanhará seu processo. Em contrapartida, o departamento e a Regional da qual o corretor faz parte também irão receber um e-mail contendo as informações do processo para monitorar o caso.
O gerenciador cria um follow up, uma espécie de pasta, que contemplará todo o histórico do corretor. Assim, é possível acompanhar o andamento com uma dinâmica moderna e ter mais agilidade de retorno. "O contato por e-mail será mantido da mesma forma, mas agora, além desse procedimento, a plataforma nos permite armazenar relatórios gerenciais com o histórico completo de cada processo", explica Simone.
Outro quesito importante é a efetivação dos prazos. A tecnologia gera um calendário com as datas a serem cumpridas. Com uma sinalização de cores, o sistema indica para o profissional que está acompanhando se já foi concluído ou não. Simone destaca que são vários tipos de processos que poderão ser enviados para o Disque Sincor e a ferramenta vai armazenar todas as informações.
A ferramenta também começou a ser utilizada pelos departamentos Financeiro, Ética e Ouvidoria, com relatórios específicos para cada área. "Já estamos atuando com o sistema internamente e verificando seu funcionamento. Queremos ampliar a utilização também em outros setores, como a Unisincor e o departamento de Compras. Outro passo do projeto é implantar o cadastramento também nas Regionais, com o monitoramento pela Sede, para que fique padronizado o meio de comunicação e não perdermos a linha do processo", menciona Simone.
Desde maio o Sincor-SP começou a se reunir com as seguradoras para nomeação de um responsável de cada companhia que fará a interlocução entre a empresa e o Disque Sincor. A comunicação será através de um canal exclusivo, para encaminhamento de todas as reclamações. "Esse atendimento faz parte de um único objetivo: evitar cobranças e potencializar os processos", destaca Simone.
Por fim, o sistema gera relatórios onde é possível verificar os casos mais recorrentes por seguradora, os ramos mais mencionados, a quantidade de ocorrências por corretor e de processos revertidos ou não. "Isso facilita para dialogarmos com as seguradoras, em situações que estão sendo enfrentadas ao mesmo tempo pelos corretores. Facilitando a negociação ao entender o motivo do problema com determinado produto ou serviço", conclui a 2ª vice-presidente.