Desde de 2013, todas as seguradoras, entidades de previdência privada, sociedades de capitalização e operadoras de planos de saúde passaram a dispor de ouvidorias, conforme determinado pelas Resoluções CNSP nº 279 e ANS nº 323. Dentre as exigências da nova legislação, as empresas devem designar o ouvidor perante a Susep, profissional que não poderá acumular outro cargo na companhia.
Diante desse novo cenário, a Escola desenvolveu, com o apoio da Comissão de Ouvidoria da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a Formação de Analista de Ouvidoria, atualmente com inscrições abertas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Na capital federal, o curso será ministrado pela primeira vez.
Para o presidente da Comissão da CNseg, Silas Rivelle, essa Formação tem o diferencial de focar o mercado de seguros. “Ainda que existam ótimos cursos de capacitação e certificação no mercado, optamos pela criação de um exclusivo. Na maioria dos cursos disponíveis, há uma visão muito ampla”, afirmou em entrevista ao site da Confederação.
Silas, que também é ouvidor da Seguros Unimed, é um dos docentes confirmados na capital paulista, que terá, ainda, os membros da Comissão da CNseg, Assizio Oliveira, consultor da Zurich Minas Brasil Seguros, e Márcia Lagrotta, ouvidora da Mongeral Aegon. Em Brasília, as aulas caberão a Andréa Barroso, da Comissão da CNseg, e Gilberto Fonseca, especialista em Direito do Consumidor.
Andréa e Gilberto também irão lecionar na capital fluminense, onde o curso contará, ainda, com a advogada Stael Freire, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A Formação de Analista de Ouvidoria tem investimento de R$ 650,00 e aulas com início em março ou abril, dependendo da cidade.