Para continuar crescendo dois dígitos ao ano, o mercado brasileiro de seguros deve intensificar investimentos em inovação e tecnologia tanto para ampliar a oferta de produtos e serviços quanto para administrar de forma mais eficiente os custos e sinistros. Na avaliação do sócio-diretor da GTI Solution, Luiz Gil Andrade, 2015 é particularmente um ano de desafios para o setor.
“Este é um mercado de alta competitividade e com relativa influência do cenário macroeconômico. Com a previsão de baixo crescimento, inflação elevada e desemprego, espera-se uma queda nas vendas de bens duráveis, como já observado na indústria automotiva neste início de ano”, comenta Andrade, completando que “apesar da conjuntura, o mercado de seguros tem a seu favor a baixa penetração dos seguros na população e muitas oportunidades de negócios principalmente com o segmento de pequenas e médias empresas do País”.
Para reduzir custos ao mesmo tempo em que oferece as melhores práticas de atendimento, como agilidade para cotações, emissões de apólices e gestão de sinistros, o o executivo lembra que é preciso implantar ferramentas adequadas que e automatizem todo o processo de back office.